Quais as disciplinas necessárias para estruturar melhoria?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Quais são as disciplinas necessárias para estruturar melhoria? Conceito, Estrutura e Melhoria. Estratégia, Desenvolvimento e Aplicação.

8 ferramentas de melhoria contínua

  1. Ciclo PDCA. Uma das ferramentas mais utilizadas na melhoria contínua e planejamento estratégico é o Ciclo PDCA. ...
  2. Diagrama de Ishikawa. ...
  3. Matriz GUT. ...
  4. Six Sigma. ...
  5. 5S. ...
  6. 5W2H. ...
  7. Kaizen. ...
  8. Análise SWOT.

As 3 questões fundamentais:
Como saberemos que uma mudança é uma melhoria? - Essa questão vai nos dar um indicador para sabermos quando temos uma mudança e quando temos uma melhoria. Quais mudanças podemos fazer que vão gerar melhorias? - Essa última questão irá abrir nossa mente para alternativas.

Há como fazer uma melhoria contínua seguindo o passo a passo: mapear cada detalhe dos seus processos atuais; encontrar a causa-raiz dos problemas; analisar indicadores de desempenho; propor soluções; planejar e implementar as mudanças; avaliar constantemente os resultados; e padronizar as mudanças que foram mais ...

Como aplicar a Melhoria de Processos em 5 etapas

  • Identificação de Processos. Nesta etapa inicial, a organização deve fazer um levantamento de seus processos ponta a ponta. ...
  • Priorização de Processos. ...
  • Preparação para a Melhoria de Processos. ...
  • Redesenho de Processos. ...
  • Implementação das Melhorias.

Como fazer um projeto de melhoria dentro de uma empresa

  1. Entender o problema. Uma mudança não começa sem um motivo. ...
  2. Analisar o comportamento atual da empresa. ...
  3. Mobilizar o apoio da diretoria e dos funcionários. ...
  4. Escolher a metodologia para sustentar o projeto de melhoria contínua. ...
  5. Colocar a metodologia em prática.

Etapa 4 – Agir
Encerrando o Ciclo PDCA de melhoria contínua, temos a etapa Agir. Neste momento, são tomadas as decisões de acordo com o que foi avaliado na etapa de checagem. O objetivo desta fase do ciclo é implementar as correções necessárias e solucionar os problemas identificados.

A Gestão da Melhoria é uma diretriz do Sistema de Gestão da Qualidade, responsável pela manutenção do mesmo. Atender as expectativas do seu cliente nunca será algo estático, comportamentos, necessidades e desejos tanto do indivíduo como os de um mercado ou organização, mudam.

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

Ações de melhoria são atividades ligadas ao aprimoramento contínuo, buscando maneiras de fazer melhor o trabalho executado diariamente. Envolve identificação/adoção de práticas de trabalho geradas pela experiência que contribui para a eficiência e eficácia do trabalho.

Principais ferramentas de resolução de problemas

  • Design Thinking. Muito usada em startups, fintechs e empresas de base digital e tecnológica, o Design Thinking é, além de uma ferramenta, um mindset. ...
  • Brainstorming. ...
  • 5 Porquês. ...
  • Diagrama de Pareto. ...
  • Diagrama de Ishikawa. ...
  • PDCA. ...
  • DMAIC. ...
  • Análise de Árvore de Falhas.

8. Trabalho em equipe. Funcionários com conhecimento e habilidades são cruciais para o processo de evolução da empresa. No entanto, essas características individuais podem ser impulsionadas quando colocadas dentro de um contexto produtivo de trabalho em equipe.

Responsável pelo setor de Melhoria Contínua, coordenando equipes multifuncionais e interdisciplinares para que seja feita uma análise rigorosa dos problemas crônicos que afetam os resultados da empresa.

Sendo assim, o objetivo principal da melhoria contínua é promover o conhecimento profundo dos processos e atividades do negócio. Por meio da aplicação de métodos e ferramentas de gestão específicas, auxilia a identificar oportunidades de melhoria e desenvolver soluções para alcançar melhores resultados.

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ...
  2. Liderança. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Gestão de relacionamento. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos.

Etapas para implementar a melhoria de processos

  1. Identificar os processos que precisam ser aprimorados. O primeiro passo é identificar os processos que você deseja melhorar. ...
  2. Determinar áreas para otimização e desenvolver possíveis soluções. ...
  3. Testar as melhorias propostas. ...
  4. Praticar a melhoria contínua do processo.