Quais as dificuldades encontradas pelo psicopedagogo?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
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Porém, é necessário estar atento a outros sérios problemas como: disgrafia, disortografia, discalculia, dislalia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), são as dificuldades que ocorrem com mais frequência nas salas de aula.

A dificuldades de aprendizagem é quando um aluno possui uma maneira diferente de aprender, mas não quer dizer que ele não tenha capacidade de aprender. Refere-se a um obstáculo, uma barreira, que pode ter origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional ou metodológica.

O papel do psicopedagogo diante das dificuldades de aprendizagem é o de ouvir, falar, propor, intervir, diagnosticar e encaminhar corretamente o sujeito para profissionais quando se perceba a real necessidade.

O trabalho do psicopedagogo, na pesquisa no ambiente escolar, vem para auxiliar e apresentar um parâmetro de questões relevantes e necessárias para a educação. É possível conhecer o ambiente de trabalho, as dificuldades encontradas e a busca por resultados que possam auxiliar nessa questão.

O psicopedagogo é o profissional da psicopedagogia, área do conhecimento que une a psicologia e a pedagogia. O foco desse profissional é desvendar o processo de aprendizagem humana para corrigir déficits e dificuldades de reter informação.

A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos. A interferência no processo de desenvolvimento acontece após o diagnóstico psicopedagógico.

Psicopedagogia estimula desenvolvimento nas áreas cognitiva, psíquica e motora. O Psicopedagogo é preparado para atender crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de aprendizagem.

Os resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, fatores culturais, problemas emocionais e condições de saúde.

O psicopedagogo busca analisar a situação do aluno para poder diagnosticar os problemas e suas causas. Dessa forma, levanta hipóteses através da análise de sintomas que o indivíduo apresenta, ouvindo a sua queixa, da família e da escola.

Bom, de maneira simplificada, podemos dizer que a dificuldade de aprendizagem é uma desordem mental que atrapalha o ritmo com que um estudante aprende. Essa desordem pode acontecer por vários motivos como, por exemplo: a metodologia de ensino, ambiente escolar e até mesmo problemas pessoais e familiares.

Portanto, o psicopedagogo no contexto escolar tem o papel de auxiliar na formação do aluno para o seu sucesso escolar e também para a vida, por meio de métodos e técnicas capazes de reduzir os índices de fracasso escolar e solucionar problemas do processo educativo.

Essa autora aponta como funções do psicopedagogo orientar família, auxiliar os professores e demais profissionais nas questões pedagógicas, colaborar com a direção e, principalmente, prestar assistência ao aluno que esteja com algum tipo de dificuldade escolar.

No contexto escolar, o psicopedagogo deve se colocar como um especialista que lida com os processos de aprendizagem e as sua dificuldades e que irá colaborar com a instituição escolar composta pelo corpo docente, corpo discente e pessoal administrativo, identificando os obstáculos ao desenvolvimento do processo de ...

3) Qual o primeiro recurso utilizado pelo psicopedagogo clínico? RESPOSTA: C) Entrevistas operativas.

a escola tem dificuldade em implementar atividades lúdicas que prendem a atenção dos alunos; as crianças ficam desmotivadas com os estudos, sobretudo em ambientes de ensino autoritário; os pequenos podem desenvolver dependência dos pais e desinteresse pela aprendizagem.