Quais as dificuldades dos alunos com deficiência intelectual?

Perguntado por: aveloso5 . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Área cognitiva: alguns alunos com deficiência intelectual podem apresentar dificuldades na aprendizagem de conceitos abstratos, em focar a atenção, na capacidade de memorização e resolução de problemas, na generalização.

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas – como, por exemplo, as ações de autocuidado.

Quando falamos de deficiência intelectual, há características comuns a esse público que não podem ser ignoradas: dificuldade de concentração, problemas de comunicação e interação, menor capacidade para relacionar o sistema de fala com a representação escrita.

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ...

Pessoas com deficiência intelectual — DI — podem processar as informações mais lentamente, ter dificuldade na comunicação, nas habilidades cotidianas e com conceitos abstratos. A deficiência intelectual pode ser causada por uma condição genética, problemas na gravidez e no parto, doenças e fatores ambientais.

Os resultados dessa análise revelam que as dificuldades encontradas pelos entrevistados incluem a falta de materiais, recursos e equipamentos adaptados aos alunos com deficiência visual; o número elevado de alunos nas classes comuns; a falta de formação adequada de professores à diversidade dos alunos, entre outras.

Infraestrutura inadequada para alunos especiais. Investimentos insuficientes pelo estado para implantar os recursos de acessibilidade aos alunos especiais. Dificuldade de a escolar lidar com a família do aluno com necessidades especiais.

Conheça-os a seguir:

  1. Comunidade escolar despreparada para lidar com a inclusão. ...
  2. Infraestrutura escolar que não atende às especificidades da educação inclusiva. ...
  3. Preconceito. ...
  4. Déficit de profissionais especializados.

Como a Deficiência Intelectual é classificada
Retardo mental leve (Qi entre 50-69) Retardo mental moderado (Qi entre 35-49) Retardo mental grave (Qi entre 20-40) Retardo mental profundo (Qi abaixo de 20)

Tipos de deficiência intelectual

  • Síndrome do X frágil. A síndrome do X frágil é a causa mais comum de deficiência intelectual em todo o mundo. ...
  • Síndrome de Down. ...
  • Atraso no desenvolvimento. ...
  • Síndrome do álcool fetal. ...
  • Causas ambientais e outras.

O que é deficiência intelectual? É um distúrbio do neurodesenvolvimento. Ou seja, é um tipo de transtorno neurológico que afeta a habilidade de interação social, comunicação, raciocínio lógico, entre outras. Além disso, prejudica o aprendizado, a atenção, a memória e a linguagem da criança.

Apesar disso, o estudo realizado pelos acadêmicos de Farmácia, para a conclusão do curso, mostra que cotidianamente as pessoas com deficiência enfrentam barreiras, como o preconceito, a falta de profissionais qualificados, falta de lugares adaptados, falta de investimento e infraestrutura, entre outros.

O objetivo do atendimento educacional especializado é propiciar condições e liberdade para que o aluno com deficiência mental possa construir a sua inteligência, dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe é disponível, tornando-se agente capaz de produzir significado/conhecimento.

Entre as dificuldades estão a falta de rampas, banheiros pequenos e sem adaptação, e a dificuldade para circular entre os móveis. Todos esses aspectos tornam a experiência frustrante, diminuindo a vontade de participar de eventos fora de casa e que possam oferecer algum incômodo.

As práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor dos alunos com deficiência devem estar embasadas em princípios de significação, não podem ser desenvolvidas ao acaso, por tentativa ou erro, mas sim com ações significativas para a vida do aluno e interligadas com a comunicação, da maneira mais adequada entre os ...

O professor deve organizar os grupos para evitar que eles tenham sempre a mesma formação e com isso estimulará os alunos a interagirem com todos os colegas. Os alunos com deficiência devem fazer parte do grupo, e o professor deve estimular os colegas a terem para com eles atitudes respeitosas e colaborativas.

De uma ação pedagógica apropriada as suas necessidades educacionais, para que o sucesso da inclusão se constitua em seu favor permitindo-lhe exceder as barreiras impostas pela deficiência.