Quais as diferenças estratégicas básicas de oceano vermelho e oceano azul?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Dessa forma, no oceano vermelho o foco é superar a concorrência e quando mais disputado fica o mercado, menor se torna a expectativa de lucro e de expansão. Já no oceano azul, a finalidade é explorar mercado, criar demanda e fazer com que a competitividade seja algo insignificante.

O oceano azul desobriga os empreendedores de escolher entre diferenciação (a entrega de valor dos produtos) e otimização de custos. Um dos objetivos dessa estratégia é criar as condições para que a empresa fomente a inovação pelo melhor custo-benefício.

A estratégia do Oceano Azul busca direcionar o negócio para mercados que oferecem resultados mais eficientes, ou seja, que oferecem menos competição e gastos para sobressair frente a outras empresas.

O modelo das quatro ações consiste em reduzir, eliminar, elevar e criar atributos pertinentes ao setor para a elaboração de uma nova curva de valor que rompa com o trade-off diferenciação – baixo custo, gerando valor para o mercado e mantendo baixa a estrutura de custos.

Confira 3 vantagens da estratégia oceano azul

  1. Auxilia no crescimento da empresa. Quando a empresa atua em um mercado inexplorado, as chances de crescimento são muito maiores. ...
  2. Aumenta a visibilidade da marca. ...
  3. Fortalece a marca.

Atualmente, as principais estratégias de marketing disponíveis são: outbound marketing; inbound marketing; marketing digital; marketing de Relacionamento; marketing de produto; e endomarketing. Nem todas as estratégias são ideais ou devem ser aplicadas na sua empresa.

A inovação de valor ocorre quando as empresas conseguem combinar inovação e utilidade para os compradores e oferecer preço e custos adequados. Essa combinação foi capaz de tornar a concorrência irrelevante e produzir vantagens competitivas singulares para os empreendedores que as adotaram.

A estratégia do Oceano Azul é o conceito criado por Chan Kim e Renée Mauborgne, que descrevem, no livro A estratégia do Oceano Azul, a solução para as empresas crescerem em mercados inexplorados. “Para vencer no futuro, as empresas devem parar de competir umas com as outras”.

O Cirque du Soleil criou uma barreira aos potenciais entrantes por criar um produto com alto grau de diferenciação. Desta forma, evitando a perda de rentabilidade. Poder de barganha dos clientes, pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor.

O aumento das temperaturas mudará a cor dos oceanos do mundo, tornando-os mais azuis nas próximas décadas, dizem cientistas. Eles descobriram que o aquecimento global alterará a presença de fitoplâncton, os minúsculos organismos marinhos que absorvem e refletem a luz.

Existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo ou diferenciação.

Dentre os benefícios da gestão estratégica, podemos citar: Otimização dos recursos: ao se realizar um planejamento estratégico e acompanhá-lo ao longo do tempo, há significativa otimização dos recursos da empresa.

As escolas do pensamento estratégico são de grande importância para os gestores, muitos autores se dedicaram ao pensamento estratégico, sendo estes Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel, que apontam as dez escolas sendo divididas em dois grandes grupos, prescritivas e descritivas relacionando e discutindo ...

5) A escola cognitiva busca a origem das estratégias ao estudar os processos mentais de sua criação. Essa escola estuda as estratégias que se desenvolvem nas mentes das pessoas, a fim de categorizar os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas.

Quando você já atua em um mercado tradicional, por exemplo, com um público já existente, fazer a transição para o Oceano Azul e promover soluções diferenciadas é uma forma de alavancar os resultados. A partir daí, fidelizar os clientes se torna bem mais simples, e captar a atenção de outros consumidores, também.

Os grupos estratégicos podem ser definidos como uma série de empresas competindo dentro de uma indústria com base em combinações similares de estratégias, seja de domínio de mercado ou de alocação de recursos (COOL; SCHENDEL, 1998).