Quais as diferenças entre os hominídeos e os demais primatas?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Postura ereta, braços mais curtos que as pernas, cérebros extraordinários. Enquanto a "loteria" natural atuava sobre essas e outras características, o homem primitivo subia um novo degrau da escala evolutiva.

A ordem dos Primatas tem sido tradicionalmente dividida em dois grupos: prossímios e antropoides (símios). Prossímios possuem características dos primeiros primatas, evolutivamente, e são os lêmures de Madagáscar, lorisídeos e társios. Os antropoides incluem macacos e o homem.

Além do cérebro bem desenvolvido, a espécie humana difere-se dos seus ancestrais mais antigos por possuir uma postura ereta e ser bípede, ou seja, deslocar-se utilizando as duas pernas.

O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento. O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática.

A ordem dos Primatas é um grupo de mamíferos que compreende os popularmente chamados de macacos, símios, lêmures e os seres humanos. É dividida informalmente em símios e prossímios.

O termo hominídeo é utilizado para descrever os humanos e os ancestrais extintos, como os Australopithecus. O único representante vivo é o Homo sapiens sapiens. Este grupo encontra-se dentro da ordem dos primatas.

As principais características desse grupo eram: a postura ereta, a locomoção bípede, a dentição primitiva e a mandíbula mais semelhante a da espécie humana. Foram os primeiros hominídeos a dominar o fogo, o que permitiu sua expansão para outros territórios.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

A principal distinção entre chimpanzés e humanos pode estar na expressão de genes em proteínas, sobretudo no cérebro. Embora as duas espécies de primatas compartilhem cerca de 99% do código genético, o modo como a informação codificada no DNA é convertida em diferentes proteínas pode ser a maior diferença entre elas.

Primatas são caracterizados por possuírem grande cérebros se comparados aos outros mamíferos, uma maior acurácia no sentido da visão em detrimento do olfato, com estereopsia. Essas características são notavelmente mais desenvolvidas em macacos e hominídeos, e menos em lêmures e lórises.

Um chimpanzé pigmeu, também conhecido como bonobo, recebeu o título de macaco mais inteligente do mundo.

Ancestrais/Antepassados
Seus ancestrais são as pessoas que vieram antes de você em sua família. O termo geralmente se refere a parentes mais distantes do que os avós, como seus bisavós, tataravós e assim por diante. Os ancestrais também podem incluir pessoas de quem você não descende diretamente, como tias-avós e tios.

Estudos da biometeorologia apontam que as variáveis meteorológicas e o clima são responsáveis pelas diferenças na aparência dos seres humanos em partes distintas do planeta. Características de cada pessoa, como a cor da pele, são resultado da evolução do ser humano sob diferentes condições climáticas.

São os ancestrais da nossa espécie Homo sapiens sapiens ou Homo sapiens moderno, que surgiu há 100 mil anos no Oriente Médio. Viviam em grupos nômades coletando o que a natureza lhes dava, como frutas, tubérculos e folhas, e caçando eventualmente.

Muitos acreditam que o que o fator que nos torna únicos é nosso DNA. De fato, a sequência do genoma é específica para cada pessoa, mas há diversos outros fatores que se sobrepõem ao DNA e que também nos diferenciam na multidão. Compartilhar: Os elementos do nosso corpo que nos identificam.

A razão nos separa, pois outros animais são governados por instintos e atributos inatos que determinam como agem.

Macacos, como orangotangos, gorilas e chimpanzés, são considerados grandes símios - classificação dos seres que se desenvolveram a partir dos macacos - pertencentes à família Hominidae, que é a mesma dos humanos. Logo, esses bichos são capazes de realizar tarefas de forma semelhante a nós.

É uma ordem da classificação zoológica que recebeu esse nome do Latim primates, plural de primas, “principal”, de primus, “primeiro”.

- Capacidade para ficar em pé. - Presença de cinco dedos nas mãos e nos pés. - Narinas posicionadas para frente. - Grande parte dos primatas são onívoros (alimentam-se de vegetais e carne) e arborícolas (vivem em árvores).

Até recentemente, o hominídeo mais antigo conhecido, e que possui evidência anatômica diagnóstica suficiente, era o Australopithecus afarensis, cujos fósseis foram achados na Etiópia, Tanzânia, e Quênia, sendo a maioria, datado entre 2.9 e 3.9 milhões de anos.

Homo Erectus

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.