Quais as diferenças entre as tradições hedônica e Eudaimônica no estudo do Bem-estar?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

A orientação hedónica está voltada para experiências de bem-estar com resultado a curto prazo ou imediata, valorizando componentes como o prazer e o conforto, enquanto a eudaimonia está ancorada no desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo em experiências vivenciadas com propósito, valorizando o processo em ...

Significado de hedônico
Que se refere ao hedonismo; hedonístico. Relacionado ou definido pelo prazer. Etimologia (origem da palavra hedônico). Do francês hedonique, pelo latim hedonicus.

A motivação hedônica se relaciona a aspectos mais subjetivos, como a compra pela diversão, por puro entretenimento ou como forma de escapismo, podendo ser caracterizada pela interação do consumidor com o produto ou o ambiente de compra.

O bem-estar pode se referir a grupos sociais ou ao indivíduo enquanto a felicidade é sempre individual. Da mesma forma o bem-estar pode ser referido a uma área da vida, como por exemplo, o bem estar no trabalho, enquanto que a felicidade é sempre global.

Segundo o Dicionário Houaiss, Eudemonismo é “a doutrina que considera a busca de uma vida feliz, seja em âmbito individual, seja coletivo, o princípio e fundamento dos valores morais, julgando eticamente positivas todas as ações que conduzam o homem à felicidade”.

Na obra de Aristóteles, a palavra 'eudaimonia' foi usada (com base na tradição grega mais antiga) como equivalente ao supremo bem humano, sendo o objetivo da filosofia prática — incluindo a ética e a filosofia política — definir o que é esse bem e como pode ser alcançado.

O consumo hedônico é o que motiva a análise de tendências. É quando o consumidor compra algo por impulso ou é motivado por sua emoção. O consumidor acaba comprando o que é supérfluo, a compra não ocorre pela importância do produto, mas por sua representação.

O consumo utilitário envolve a busca dos consumidores pelo atendimento de suas necessidades funcionais e práticas. Enquanto o consumo hedônico está relacionado com o atendimento de necessidades sentimentais, isto é, envolve as experiências positivas vivenciadas.

Segundo o autor, preços hedônicos são definidos como os preços implícitos dos atributos e são revelados a partir de preços observados de produtos diferenciados e das respectivas características associadas a eles.

1 – Resultados da avaliação global pela escala hedônica. Onde:Rejeição (1=Desgostei muitíssimo + 2=Desgostei muito + 3=Desgostei regularmente + 4=Desgostei ligeiramente); Indiferença (5=Indiferente); Aceitação (6=Gostei ligeiramente + 7=Gostei regularmente + 8=Gostei muito + 9=Gostei muitíssimo).

Khan, Dhar e Wertenbroch (2005) assinalam que os bens hedônicos são preferidos como recompensas pois as pessoas sentem culpa ao comprar alguma coisa simplesmente por satisfação, mas ao mesmo tempo existe uma aversão à perda de aspectos hedônicos.

Em termos gerais, os dados apresentados mostram que os elementos do bem-estar da teoria de Seligman (2011) (emoção positiva, engajamento, sentido, realização e relacionamentos positivos) são significativos para a felicidade e o bem-estar, assim como os outros fatores como otimismo, estado de ânimo e resiliência e por ...

O bem-estar é um estado de satisfação no qual a pessoa se sente bem física e emocionalmente. As relações com familiares, amigos/as e colegas de trabalho, a relação com o trabalho, a alimentação, o padrão de sono e as atividades nos tempos livres interferem no nosso bem-estar e, assim, na nossa saúde.

Assim, podemos dizer que ter bem-estar é a capacidade de uma pessoa suprir as suas necessidades e se satisfazer com a vida, enquanto ter saúde significa viver em um estado de mais completo bem-estar físico, mental e social.

A palavra eudaimonia refere-se a uma concepção ética da Antiguidade que visa ao alcance da felicidade como finalidade moral. A eudaimonia é a doutrina ética grega que afirma a busca da felicidade como fundamento da Ética.

A eudaimonia é descrita como um bem final, pois toda ação humana visa à realização desse bem que é tido como autossuficiente e perfeito. Discute conceitos éticos fundamentais como felicidade e virtude, detendo-se na apreciação de várias virtudes particulares e analisa o agir humano.

Continuar lendo O que é fome hedônica?