Quais as diferenças e semelhanças entre o epicurismo e estoicismo?

Perguntado por: ipaiva6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

A diferença fundamental entre ambas é que enquanto os Epicuristas buscavam serem felizes tendo a maior quantidade possível de bons prazeres durante a vida, os estoicos buscam o mesmo objetivo fugindo das dores e dos infortúnios, aceitando com total indiferença todas as desgraças humanas que por ventura acontecessem.

O epicurismo tem como um dos objetivos a ausência da dor, e assim o prazer tem um papel mais passivo, e o indivíduo deve renunciar a coisas que possam originar dor e sofrimento. No caso do hedonismo, a busca pelo prazer é aconselhada intensamente, levando também em conta os prazeres sexuais.

Resposta verificada por especialistas. A principal diferença entre o cinismo e o epicurismo era que os epicuristas defendiam a moderação como um dos princípios da ética, enquanto que os cínicos defendiam o prazer puro como único fundamento da ética.

São semelhanças entre o epicurismo e o estoicismo o fato de ambas serem teorias éticas antigas e que são bastante significativos do modo como os gregos concebiam a vida para além das filosofias de Platão e Aristóteles.

Tanto o epicurismo quanto o estoicismo são, de algum modo, pessimistas quanto ao ideal de realização pessoal no domínio político. Uma exceção a esse ideal é, como veremos, o estoicismo romano. buscar prazeres para alcançar uma vida boa.

Enquanto o estoicismo ensina que deve utilizar a razão, negar os prazeres terrenos e aceitar as dores e problemas, lidando apenas com o que pode ser controlado, o epicurismo prega que os indivíduosdevem procurar prazeres moderados para alcançar um estado de tranquilidade e de libertação da dor.

O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.

Estoicismo é a corrente de pensamento cuja característica central é o pensamento de que todo o cosmos é regido por uma harmonia que determina todos os acontecimentos. O estoicismo foi uma das correntes filosóficas do helenismo mais influentes na Antiguidade.

Os desejos exacerbados, por exemplo, o desejo de riqueza, são fontes de perturbações constantes, dificultando o encontro do que realmente gera a felicidade. O que leva as pessoas a viverem uma vida infeliz seria a má compreensão de suas verdadeiras necessidades e má interpretação sobre os prazeres.

Na física, a principal característica do Epicurismo é o atomismo. Na moral, a identificação do bem soberano como prazer, que há de ser encontrado na prática da virtude e na cultura do espírito. A doutrina de Epicuro substitui o bem pelo prazer e o mal pela dor.

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

Filosofia Helenística
o Estoicismo: que acentuava a firmeza do espírito, a indiferença à dor, a submissão à ordem natural das coisas e a independência em relação aos bens materiais; o Cinismo: que tinha total desprezo aos bens materiais e ao prazer; o Epicurismo: que aconselhava a busca do prazer.

Enquanto o cinismo nega todo e qualquer tipo de luxo e opulência, o estoicismo acredita que tais coisas são indiferentes.

Em sua ética Epicuro aponta a felicidade como sendo diretamente ligada ao prazer. O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. O homem é inclinado a buscar o prazer e a fugir da dor e através do critério do prazer é que nós avaliamos todas as outras coisas.

Tal como é defendido por Aristóteles – assim como também fazem os epicuristas –, para os estoicos o objetivo da vida humana e seu princípio ético supremo é a felicidade.

Baseado nas leis da natureza, o estoicismo foi fundado pelo filósofo grego Zenão de Cítio ou Zênon de Cítion (333 a.C – 263 a.C), e perdurou até III d.C, espalhando-se não só pela Grécia mas em Roma também. A história de Zenão e da criação dessa doutrina é muito curiosa.

O QUE É SER ESTÓICO E QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS? A palavra estoico, em seu uso moderno, se refere a uma pessoa que é indiferente ao prazer e à alegria, assim como à tristeza ou à dor.

As 4 virtudes estoicas – coragem, justiça, autocontrole e sabedoria.

O Estoicismo é uma escola de filosofia prática que ensina como viver uma boa vida ao focar naquilo que é possível controlar. As ideias Estoicas ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse e a lidar com a insegurança e outros sentimentos negativos.