Quais as desvantagens do uso do celular na sala de aula?

Perguntado por: haraujo8 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O uso excessivo de smartphones pode levar ao isolamento social e à diminuição da interação face a face entre os alunos. O uso constante de smartphones pode prejudicar a concentração dos alunos e afetar negativamente sua produtividade acadêmica.

Estudos mostram impactos do smartphone na aprendizagem e na concentração dos estudantes, principalmente porque os distrai durante a aula. “As notificações recebidas ou a mera proximidade do celular podem ser uma distração, fazendo com que os alunos percam a atenção da tarefa.

De um lado, o celular possibilita o estreitamento de vínculos entre amigos e familiares, incentiva a pesquisa e a curiosidade, facilitando o acesso e a democratização da informação. Por outro lado, existem riscos de um uso exagerado ou desorientado.

Índice:

  • Problemas de postura e coluna.
  • Tendinite.
  • Má qualidade de sono.
  • Ganho de peso.
  • Visão comprometida.
  • Alterações na estética do rosto.
  • Malefícios a saúde mental.

“A partir do momento que a criança precisa de uma interação para o desenvolvimento das habilidades e do próprio relacionamento interpessoal, esse contato mais próximo com as telas pode gerar transtornos como ansiedade, problemas de visão, dificuldades para dormir, problemas de aprendizagem, além de afetar a interação ...

A resposta é sim, usar o celular em sala de aula vale a pena. Com certeza, a proibição não é o melhor caminho para deixar pais, escola e professores em paz com os dispositivos. A educação para um uso consciente deles, aliás, é responsabilidade de todos.

A proibição do celular em sala de aula pelo Governo tem sido questionada como sendo um afronte à liberdade individual. Todavia, o uso deste aparelho em instituições de ensino atrapalha o bom rendimento do discente, prejudicando, assim, a média escolar.

A possibilidade de usar os aparelhos celulares em sala de aula nem sempre acarreta efeitos negativos. Em verdade, percebemos que quando sabiamente manejados, os gadgets auxiliam professores e estudantes no procedimento de ensinamento e aprendizado.

Por outro lado, as limitações do uso da tecnologia na educação estão relacionadas à falta de acesso aos recursos existentes, as barreiras de convivência social, dificuldade de concentração do aluno, de contato com o tutor, entre outras situações.

O uso da tecnologia na educação, com recursos em sala de aula, pode estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a colaboração, a capacidade de pesquisa e outras competências importantes para o mundo contemporâneo, para entender as tendências e desenvolver as habilidades para o futuro.

“Nossa pesquisa mostra que a obsessão pela tecnologia atrapalha o aprendizado, a habilidade para soletrar palavras e encoraja implicitamente o plágio. Apesar de as escolas restringirem a utilização de telefones celulares, os alunos fazem uso desses aparelhos frequentemente, principalmente quando vão ao banheiro.

Os especialistas alertam principalmente para efeitos na cognição, na atenção, na memória, mas também para os impactos na autoestima e no desenvolvimento de quadros de dependência — muito associados aos contextos de exposição e de acompanhar as vidas alheias nas plataformas sociais.

Essa palavra significa o medo irracional de ficar sem o seu celular ou ser impedido de usá-lo por algum motivo, como ausência de conexão à internet ou bateria fraca. Com o avanço tecnológico, passar um dia inteiro sem o smartphone é um grande sacrifício para a maioria das pessoas.

Nesta reportagem, mostramos que pesquisa com famílias brasileiras apontou que o uso de dispositivos eletrônicos diminuiu a capacidade de comunicação, de resolução de problemas e de sociabilidade de crianças até 5 anos.

Passar muito tempo diante de uma tela afeta o desenvolvimento cerebral e aumenta o risco de distúrbios cognitivos, emocionais e comportamentais em adolescentes e jovens adultos.

5 dicas para aliar o uso do celular na escola

  1. Entenda a finalidade que os alunos usam o celular. ...
  2. Estabeleça regras de uso. ...
  3. Alie as ferramentas do celular para propor atividades mais interativas. ...
  4. Crie grupos de discussão. ...
  5. Integre tecnologia e educação com quem entende do assunto.

Fica proibido o uso de telefones celulares por alunos e professores nas salas de aula das escolas de educação básica. Art.

Em 2016, quando a pergunta foi feita pela primeira vez, 52% disseram já ter usado o aparelho para atividades escolares, a pedido dos professores. No ano passado, esse índice passou para 54%. Entre os alunos de escolas particulares, o percentual se manteve em 60%. Entre os das escolas públicas, aumentou de 51% para 53%.

"O uso da tecnologia pelos estudantes em salas de aula e em casa pode ser uma distração, prejudicando a aprendizagem", diz o documento.