Quais as desvantagens do uso de herbicidas?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

O herbicida pode permanecer no ambiente por um longo período, podendo causar prejuízos a espécies cultivadas em rotação; O uso contínuo pode estimular a resistência das plantas daninhas.

Vantagens

  • o herbicida previne a interferência precoce das daninhas;
  • tem controle efetivo nas linhas de semeadura;
  • é flexível quanto à época de aplicação;
  • pode ser aplicado em áreas extensas;
  • auxilia na redução do tráfego de máquinas;
  • tem um rendimento operacional elevado;
  • exige uma menor necessidade de mão de obra.

COMO OS HERBICIDAS MATAM AS PLANTAS
A morte das plantas tratadas com inibidores da fotossíntese ocorre por estes herbicidas ao bloquearem o transpor- te de elétrons, produzirem substâncias ricas em energia e altamente tóxicas, que destroem as membranas das células e levam, assim, a planta à morte.

111) a contaminação de alimentos, poluição de rios, erosão de solos e desertificação, intoxicação e morte de agricultores e extinção de espécies animais, são algumas da mais graves conseqüências da agricultura química industrial e do uso indiscriminado de agrotóxicos largamente estimulados nos últimos 25 anos.

A ingestão de glifosato está associada a desordens gastrointestinais, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, depressão, autismo, infertilidade, câncer, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, microcefalia, intolerância ao glúten e alterações hormonais.

Dentre as vantagens do controle biológico, temos:

  • A redução do risco de poluição do meio ambiente;
  • A diminuição da exposição dos produtos a produtos tóxicos;
  • A ausência de resíduos em alimentos;
  • A não toxidez para a saúde humana;
  • E a não exterminação de inimigos naturais de pragas e doenças.

Desvantagens do controle biológico
O controle biológico requer planejamento e gerenciamento intensivos. Pode demandar mais tempo, mais controle, mais paciência, mais educação e treinamento. O uso bem sucedido do controle biológico requer um grande entendimento da biologia da praga e a de seus inimigos.

As plantas daninhas resistentes apresentam diversas consequências negativas na produção, pois, além de diminuir a produtividade das culturas, podem atrair pragas e doenças, elevando consequentemente, o custo de produção.

A principal vantagem deste método sobre o uso de herbicidas, é que cria uma dinâmica competitiva na área colaborando para o manejo das plantas daninhas. Porém, sua maior desvantagem é que este tipo de manejo demanda tempo e o uso de herbicidas é bem mais rápido.

Pode-se aumentar o investimento e dispêndio com custo de herbicidas; Frequentemente é necessário o uso de maquinas especificas para o sistema; Enraizamento superficial das plantas; Diminuição da produção caso a infestação de ervas daninhas aumente.

Herbicidas são agentes químicos usados para controlar ou inibir o crescimento de plantas invasoras em locais onde seu desenvolvimento é indesejado, como por exemplo em culturas agrícolas.

Alguns herbicidas que são absorvidos rapidamente, como o 2,4-D, podem ser “resistentes à chuva” com apenas 15 minutos após a aplicação. No entanto, alguns herbicidas requerem até oito horas livres de chuva após a aplicação para melhor desempenho.

A aplicação de herbicida deve ser realizada quando essas plantas daninhas apresentarem alto vigor vegetativo e houver condições ambientais favoráveis, para que o produto apresente elevada atividade. Não se deve aplicar herbicidas pós-emergentes durante ou imediatamente após longo período de estresse.

Através da pele - Irritação na pele, ardência, desidratação, alergias. Através da respiração -Ardência do nariz e boca, tosse, coriza, dor no peito, dificuldade de respirar. Através da boca - Irritação da boca e garganta, dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia.

Os herbicidas podem causar riscos ao meio ambiente quando são transportados para a superfície das águas, porque são tóxicos a flora e prejudiciais a fauna (SIIMES et al., 2006). Para o glifosato as principais vias de dissipação na água são por degradação microbiológica e a união com sedimentos.

O que é o Roundup? Roundup foi a marca comercial da primeira patente de glifosato, um herbicida não seletivo capaz de eliminar praticamente qualquer planta com a qual entra em contato. Depois que o composto é aplicado, as folhas das plantas o absorvem, levando o químico até as raízes.

Pele: dermatite de contato. Olhos: irritação, dor, queimação ocular, turvação da visão, conjuntivite e edema palpebral. Inalado: Irritação de vias respiratórias altas, pneumonite química. Meio Ambiente: Produto miscível em água, porém não é classificada como produto perigoso para o transporte.

O preço dos produtos oriundos de agricultura biológica é substancialmente superior aos produtos agrícolas da agricultura convencional uma vez que os seus sistemas produtivos são mais lentos e necessitam de mais mão-de-obra.