Quais as desvantagens do pastejo rotacionado?

Perguntado por: zcastro6 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Quais as desvantagens do pastejo rotacionado? A primeira desvantagem é a infraestrutura necessária para dividir a propriedade em diferentes piquetes. Afinal, não é só passar um arame pela fazenda. Ao considerar o pastejo rotacionado, é instruído que o pecuarista faça um estudo prévio da produção de forragens da área.

No pasto irrigado, é possível passar a rotação de 1 animal por hectare para 12 animais por hectare. Ou seja, o plantel é aumentado sem necessidade de ampliar a propriedade.

O pastejo alternado possibilita maior volume de forragem, com médias de produção e qualidade superior.

A potencial superioridade do uso de pastejo rotacionado em relação ao contínuo, baseia-se no aumento de produção de matéria seca e muito pouco ao nível de perdas. Vale lembrar que quanto mais o pasto produz, maiores as chances de perdas ou morte de tecidos; e nosso objetivo é o de minimizar esse processo.

A divisão em piquetes por si só não significa garantia de melhor manejo da pastagem, por isso é preciso ter atenção em alguns conceitos para garantir a eficiência do pastejo. VANTAGENS DO PASTEJO ROTATIVO: Permite "colher" o capim no melhor momento entre produtividade e composição nutricional.

Este sistema de terminação tem muitas vantagens, pois elimina os custos de construção de um confinamento e aquisição de maquinário. Ainda se consegue uma melhor conversão alimentar e carne com atributos de qualidade superiores. Um ponto importante a se observar é sobre o manejo da suplementação alimentar.

Algumas forragens que funcionam muito bem no pastejo rotacionado são: De porte maior: Mombaça, Tanzânia, Tobiatã, Andropogon, Capim-elefante; De porte baixo: a maioria das braquiárias.

PASTEJO ROTACIONADO EXTENSIVO
em cada hectare. Neste sistema, na maioria dos casos, todos os animais permanecem no piquete por período de 15 a 30 dias e algumas vezes mais de 60 dias, com um período de descanso para recuperação do pasto, variando de 45 a 90 dias.

Deve-se começar reduzindo o número de lotes de pastejo da propriedade. Por exemplo, em uma fazenda com 6 divisões de 50 ha, onde cada uma é ocupada continuamente por lotes de 50 animais, o pastejo rotacionado deve ser iniciado reunindo-se os 300 animais em um só pasto, enquanto os outros ficam vedados.

Comumente um hectare suporta uma unidade animal (UA), ou um animal adulto com peso vivo de 450 kg. Entretanto, a capacidade de suporte pode cair para 0,5 UA/ha em casos de pasto degradado ou 0,1 UA /ha em algumas pastagens nativas do Pantanal.

O valor médio de novembro de 2022 de R$2.450,8 por cabeça foi 11,8% menor que o valor nominal observado em novembro de 2021 (R$2.777,9), embora o valor tenha ficado relativamente estável frente aos meses imediatamente anteriores, outubro e novembro de 2022.

À medida que o sistema de produção se intensifica, essa média sobe. Sistemas de pastejo contínuo adubado rotacionado, irrigado, alternado, podem aumentar a capacidade de suporte para algo entre 15 e 20 cabeças de gado por hectare, ou mais.

Tifton 85

Conforme apontou o especialista, de modo geral, o melhor capim para piquete irrigado é o Tifton 85. “Ele é o capim que foi mais pesquisado no Brasil. Tem pesquisas dele até no exterior.

Na lotação contínua, a taxa de lotação e a densidade de lotação são as mesmas. Na lotação rotativa, quanto maior o número de subdivisões (piquetes), para uma mesma taxa de lotação, maior é a densidade de lotação.

A lotação rotacionada é um sistema no qual a pastagem é subdividida em piquetes, que são pastejados por um ou mais lotes de animais. Entretanto, a rotação não necessariamente aconteça sentido horário, mas sim com base na altura de entrada definida.

A eficiência de pastejo foi calculada como a proporção da forragem que desapareceu no pastejo, descontando-se as perdas, em relação ao total de forragem acumulada no período anterior (Scarnecchia, 1988): EP = [DF(1 - P)/AF]100, em que EP é a eficiência de pastejo em porcentagem; DF é o desaparecimento de forragem em kg ...

Pastagem: Unidade de manejo de pastejo, fechada e separada de outras áreas por cerca ou barreira. Contém bebedouro e cocho para sal. Pasto: Forrageira que está disponível na pastagem. Piquete: Área de pastejo correspondente a uma sub- divisão da pastagem, fechada e separada de outras áreas.

Chamamos de método de pastejo, a forma como os animais são movimentados nas áreas de pastagens. Os métodos mais comuns são o contínuo, o rotacionado e o diferido.