Quais as desvantagens do forro de gesso?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 27 de maio de 2023
3.9 / 5 13 votos

Desvantagens: é mais sensível aos efeitos da variação térmica, podendo estalar ou trincar com facilidade. O processo de instalação produz muita sujeira. Possibilidade de surgir manchas amareladas e ataque de fungos. É mais pesado que o acartonado e demanda mão de obra especializada.

Apesar de ele ter alta durabilidade e resistência, apresenta algumas desvantagens, como: custo alto devido ao maior uso de material de construção e mão de obra; exige mais tempo por ser trabalhoso e existe a possibilidade de ocorrer trincas.

É comum ocorrerem trincas ou fissuras em forros de gesso mal executados.

Quem trabalha com gesso ou aplicou o material em qualquer obra, com certeza já ouviu falar que o produto é indicado apenas para o interior. Isso porque ele é altamente modificado pelo contato com a água e umidade. Assim, aplicar gesso em parede externa onde chove ou existe umidade possui um alto risco de dano.

O gesso é um material não resistente à água, isto é, quando entram em contato, podem ocorrer infiltrações, vazamentos em cima do forro de gesso ou até desplacamento ou desabamentos de tetos, sem falar nos danos estéticos nos acabamentos por conta do amarelamento decorrente das infiltrações, além de estufamento da tinta ...

O gesso é um material que oferece diversos benefícios e seu uso para revestir tetos é um grande aliado para a construção civil. Por ser muito versátil, o gesso pode ser utilizado para revestir tetos tanto como gesso liso, forro em placas ou forro de drywall.

O forro de gesso é uma opção tradicional, duradoura e elegante, mas possui um custo maior e exige mão de obra especializada. O PVC, por outro lado, é um material mais econômico, de fácil instalação e não exige mão de obra especializada. Se a ideia é priorizar o preço, o PVC vale a pena.

Outra vantagem do teto em gesso, além de valorizar o visual, é o fato de que esse acabamento pode camuflar imperfeições da alvenaria e esconder a fiação elétrica com maestria. Também é um excelente isolante térmico para manter o conforto em casa. Este é o tipo mais comum de acabamento em gesso no teto.

O tempo médio que o paciente deve permanecer com o gesso é de 6 a 8 semanas, que é o tempo médio para cicatrização do osso, ou seja, para o osso colar.

As queixas mais comuns são de que o material esquenta , não pode molhar e, às vezes, gera coceiras em determinados pacientes, por ocasionar irritação na pele.

A poeira de gesso pode causar um amplo espectro de problemas à saúde das pessoas, acarretando desde efeitos irritativos nos olhos, nas mucosas e no aparelho respiratório, passando por efeitos cutâneos, ou até mesmo efeitos crônicos ou permanentes na saúde das pessoas.

O custo final do gesso, quando comparado ao do reboco, é bem menor. Sem contar que o processo é mais rápido e não requer tanta mão de obra. O acabamento já fica praticamente perfeito. Na maioria dos casos, não é necessário o uso de massa corrida, sendo possível ir direto para a parte da pintura.

Proceder com 2 demãos de massa corrida (conforme a necessidade necessária recomendada). Essa massa deve cobrir qualquer ondulação reentrante e ao mesmo tempo igualar a superfície do cartão e das massas, uniformizando a textura e a cor dos dois elementos.

Aprenda a evitar fissuras e trincas

  1. Utilize produtos específicos no concreto. A aplicação de aditivos plastificantes durante a aplicação do concreto reduz a quantidade de água e cimento necessários. ...
  2. Umedeça as fôrmas. ...
  3. Contrate um especialista. ...
  4. Faça uma prevenção inteligente.

Principais cuidados:
espere o gesso secar, se possível, ao sol e mantenha-o descoberto até que esteja completamente seco (24-48 horas); – mantenha o membro imobilizado na posição orientada pelo médico; – ao tomar banho, proteja o gesso de forma que o mesmo não entre em contato com a água (não molhar);

Um primeiro passo para fazer a manutenção do forro de gesso acartonado é sempre mantê-lo seco. Dessa maneira, você evita com que se formem ondulações e goteiras nessa estrutura. Para isso, basta recortar um buraco, tirando toda a área que umedeceu e depois parafusar uma chapa de gesso novo no mesmo local da antiga.