Quais as desvantagens do Arduino?

Perguntado por: vmarinho2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Embora o Arduino Uno possua muitas funcionalidades, podemos destacar algumas desvantagens. Dessa maneira, ele não possui nenhuma comunicação WiFi, ou seja, é preciso adquirir outro tipo de placa para conseguir fazer essa conexão.

A maior vantagem dessa plataforma de desenvolvimento sobre as demais é a sua facilidade de sua utilização, pois, pessoas que não são da área técnica podem aprender o básico e criar seus próprios projetos em um intervalo de tempo relativamente curto.

O Arduino é um projeto que se popularizou por todo o mundo devido à sua praticidade, facilidade de trabalho e preço competitivo.

Pode deixar ele ligado até o fim dos tempos... se não houver nenhum curto, ou coisa parecida, ele vai durar até lá.

Ter uma corrente superior a 200 mA em todos os pinos somados. Por exemplo, se você ligar 10 LEDs de 20 mA cada, eventualmente, sua placa será danificada. Ligar uma fonte externa superior a 12 V pode esquentar demais a placa e queima-la. Acima de 20 V, com certeza, vai queimar a placa.

Usos e Aplicações

  • Eletrônica. Uma das principais utilidades do Arduino é seu uso em projetos de eletrônica. ...
  • Robótica. Outra grande utilização do Arduino é em projetos de robótica. ...
  • Automação Residencial. Uma das aplicações mais úteis do Arduino em nossas vidas é na automação residencial. ...
  • Segurança. ...
  • Jogos.

Os tipos de Arduino são divididos em modelos de placas, entre elas, Arduino Uno R3, Uno SMD, Arduino Mega 2560, Nano, Micro, LilyPad, Mini, Arduino DUE, Duemilanove, Arduino ADK, além das incontáveis versões compatíveis desenvolvidas pelos mais diversos fabricantes ao redor do mundo.

O Curso Arduino Básico é uma introdução para utilização da plataforma Arduino. Os participantes irão aprender a utilizar LEDs, sensores, buzzer, displays e servomotor para projetos iniciais com uso de eletrônica e programação. Também serão abordados os temas tomadas de decisão, loops infinitos e finitos.

O primeiro lançamento do Arduino ocorreu na Itália, em 2005, com o modelo Serial Arduino. Ele foi criado e projetado pelos pesquisadores David Cuartielles, David Mellis, Gianluca Martino, Massimo Banzi e Tom Igoe com o objetivo de aumentar a acessibilidade da prototipagem eletrônica.

5 projetos que você pode fazer com Arduino

  • Sistema de fechadura por senha. ...
  • Sensor de umidade no solo. ...
  • Robô com autobalanceamento. ...
  • Leitor de temperatura e umidade. ...
  • Alarme com sensor de movimento.

O Arduíno foi criado em 2005 pelo professor Massimo Banzi na Itália. Banzi queria ensinar para seus alunos conceitos de programação e de eletrônica, porém enfrentava um problema, não havia placas de baixo custo no mercado, e portanto isso dificultaria a aquisição do produto por todos os seus alunos.

Há três erros muito comuns quando o assunto é energizar o Arduino. O primeiro, é que muitos iniciantes não se atentam na capacidade de alimentação da placa. Se você for alimentar sua placa externamente, saiba que o Arduino suporta uma tensão de entrada na faixa de 6 a 12VDC (tensão contínua).

3,3 V. – Fornece tensão de 3,3V. para alimentação de shield e módulos externos. Corrente máxima de 50 mA.

Tem-se um ganho praticidade de seus usuários, uma vez que é possível controla cargas via dispositivos móveis (smartphones, tablets).