Quais as desvantagens de um inversor de frequência?

Perguntado por: uAvila6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Desvantagens do inversor de frequência

  • Custo inicial relativamente alto;
  • Grande quantidade de componentes sofisticados que requerem técnicos especializados para a manutenção;
  • Limitação do uso em sistemas de bombeamento de líquido com partículas em suspensão.

5 a 400 HZ

A faixa de frequência recomendada num inversor de frequência é entre 0,5 a 400 HZ. Dentro desta modulação é preciso saber como dimensionar um inversor de frequência para um motor. Quando a velocidade de um motor é alterada pela variação de frequência, o torque também se altera.

observem o danificasse motoro os rolamentos dele eram projetados para para para rodar x tempo depois que você subir essa frequência esses rolamentos vão ser comprometido a saída outro dele e assim também como a vida útil do motor um dinheiro alta.

O tempo de vida útil de um inversor é de cerca de 10 anos, podendo chegar a 15 ou mais, dependendo das condições do ambiente e da ocorrência de descargas atmosféricas.

Ao todo, existem dois tipos de inversores de frequência, sendo eles:

  • Inversor de frequência vetorial;
  • Inversor de frequência escalar.

A Drivesul Ltda. é uma empresa especializada em manutenção de inversores de frequência de diferentes modelos e marcas, com estrutura e ferramentas necessárias para que o reparo seja feito no menor tempo possível, e com excelente qualidade.

O que fazer para evitar a queima do inversor de frequência?

  1. Sobretensão na rede de alimentação. ...
  2. Sobretensão na rede de alimentação. ...
  3. Curto-circuito entre fases ou terra do motor. ...
  4. Sobretemperatura. ...
  5. Inércia de carga elevada.

Como é Feita a Manutenção em Inversores de Frequência

  1. Desenergização.
  2. Verificar as partes mais acessíveis.
  3. Limpeza.
  4. Ventilação.
  5. Análise da integridade dos componentes.
  6. Teste o equipamento. Teste do circuito de potência. Teste do circuito de controle.

É possível conectar mais de um motor na saída de um inversor de frequência, porém deve-se utilizar dispositivos de proteção térmica individuais para cada motor. O inversor de frequência deve ser dimensionado para suportar a potência nominal de todos os motores ligados simultaneamente.

Para exemplificar isso, podemos citar que os motores de indução podem ser acionados através de inversores de frequência. Isso iria substituir os sistemas de controle de fluxo com válvulas (bombas) ou ventiladores. Então, nessa troca além de manter as funções, conseguimos várias vantagens.

O VFD consiste principalmente em quatro seções; esses são retificador, barramento CC, inversor e circuito de controle.

440Hz

A corrente normal tem uma frequência de 50 ou 60Hz – 50Hz = 50 ciclos por segundo. A alta frequência no nosso caso, tem um máximo de 440Hz = 440 ciclos por segundo.

Dependendo dos modelos oferecidos pelos fabricantes, o inversor de frequência controla não só a partida, mas também a frenagem, frequência máxima e mínima, monitora a corrente elétrica, além de proteger o motor por meio da determinação da corrente nominal.

A lei não funcionou, a padronização não ocorreu e, no início da década de 1960, foi decidido que o Brasil seria unificado sob o padrão de 60 Hz, porque a maioria das áreas desenvolvidas e industrializadas usava 60 Hz, a ausência de interligação entre os sistemas prejudicava o desenvolvimento do país e entre as décadas ...

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que varia a velocidade de giro de um motor de indução trifásico. Para isso, o aparelho transforma corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica CA variável, controlando a potência consumida pela carga por meio da variação de frequência entregue pela rede.

Acontece que a diferença entre eles é nenhuma. Isso mesmo. Tanto o inversor de frequência variável quanto o conversor de frequência variável se referem a um mesmo produto.

0 a 480 volts

A tensão de saída de um inversor de frequência pode variar dependendo do modelo e da aplicação específica do equipamento. Geralmente, os inversores de frequência modernos podem fornecer uma tensão de saída de 0 a 480 volts ou mais, dependendo da tensão de alimentação da rede elétrica e do tipo de motor utilizado.

Dessa forma, quanto maior a frequência da corrente, menor será a profundidade ocupada por ela no condutor.