Quais as desvantagens de ser tímido?

Perguntado por: ebonfim4 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

Na verdade, ser tímido não é teoricamente ruim, mas pode gerar dificuldades de adaptação e relacionamento se você não trabalha com habilidades sociais. Desta forma, você pode se esforçar para se adaptar melhor e levar uma vida longe do medo de interações sociais.

“Boa parte da timidez não precisa tratamento. Tem estudo que indica que cerca de 40% dos tímidos deixam de sê-lo sem ajuda. Então, 40% dos tímidos numa época da vida falam 'passou a timidez'”, afirmou Aílton Amélio da Silva.

A timidez não é um problema, embora muitas pessoas acreditem que sim. Pessoas tímidas desfrutam de vários benefícios por serem quem são, mas pode ser difícil ter essa percepção uma vez que normalmente é incentivado a combater a timidez.

As características de uma pessoa tímida variam de acordo com o tipo de sua timidez. “O comportamento difere da pessoa que possui timidez situacional, crônica e proposital.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Olá, a timidez é uma característica de personalidade e é normal sim. Mas se você sente que prejudica a sua vida e atividades do dia a dia, sugiro que busque ajuda de um psicólogo.

A timidez pode ser causada por vários fatores, como o medo de não ser aceito, insegurança, habilidades sociais baixas (dificuldade de interagir, falar em público, iniciar e manter conversação...), perfeccionismo, enfim. Pode estar relacionada a ansiedade por conta das questões envolvidas (acima citadas).

Algumas formas para vencer a timidez, como evitar a autocrítica, filtrar as críticas recebidas e conhecer os pontos fortes, são estratégias que ajudam a aumentar a autoconfiança e a autoestima, e a diminuir os medos e as inseguranças diante das interações sociais.

Preocupação intensa dias, semanas até meses antes de qualquer situação social; Medo extremo de ser julgado e criticado por outras pessoas, principalmente desconhecidas; Medo de que você vai fazer alguma coisa errada em público, causando humilhação; Receio de que as pessoas irão perceber que você está nervoso.

A timidez é definida por alguns manuais de psiquiatria como uma condição complexa, que abrange desde a sensação de desconforto até algum tipo de medo irracional quando nos vemos diante de certa situação de socialização. Alguns autores defendem que a timidez esteja inclusive ligada à origem de alguns ataques de pânico.

Os psicólogos dividem a timidez em dois tipos: a situacional e a crônica.

Acanhado: 1 encabulado, acanhado, bisonho, canhestro, constrangido, embaraçado, encafifado, encalistrado, encolhido, envergonhado, escabreado, inibido, introvertido, pejoso, retraído, vexado, zopeiro.

Uma atitude muito comum de quem é tímido é assumir compromissos com receio de dizer não e, depois não comparecer, dando uma desculpa qualquer. Evite isso, se você assumiu um compromisso ou uma responsabilidade, faça o possível para cumprir, mesmo que você não esteja motivado na hora, apenas vá.

A timidez prejudicar sua vida
É preocupante quando se verifica que a timidez da criança interfere em sua habilidade de aprendizagem, na capacidade de estabelecer relacionamentos, de demonstrar seus interesses e de possuir uma autoestima positiva.

Ser mais ouvinte é outra das vantagens do tímido. Afinal ninguém suporta desabafar com alguém que tem sempre mais uma opinião a expressar e que nem nos dá tempo para respirar. Os tímidos também costumam pensar melhor antes de agir, o que pode gerar uma vida com menos equívocos e mais serenidade.

Superdicas da semana

  1. Faça perguntas simples para motivar uma pessoa tímida a falar.
  2. Pergunte sobre assuntos que sejam do domínio dela.
  3. Estimule essa pessoa a falar mais demonstrando interesse genuíno na conversa.
  4. Uma pessoa tímida ficará agradecida se você ajudá-la a se expressar em público.