Quais as desvantagens das facetas de resina?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Desvantagens

  • perda do brilho e amarelamento mais rápido comparado com porcelanas;
  • limitação funcional em pacientes com bruxismo;
  • exigem manutenção frequente para polimento superficial.

— Os riscos são muitos e variam desde aumento da sensibilidade nos dentes devido ao desgaste até recessão gengival, infiltração - quando bactérias de cárie entram na emenda da faceta com o dente - e, em casos mais graves, infecção óssea e doença periodontal — alerta a dentista.

Diferente das lentes dentais, que são mais finas e causam menos desgaste nos dentes, as facetas dentárias são mais grossas e podem danificar a estrutura dental.

Limitação de forma
Caso seja necessário alterações mais intensas nos dentes, as facetas de resina não são o ideal para isso. Nesse caso, é recomendável o uso de facetas de porcelana. Isso porque o material de resina tende a sofrer algumas fraturas, no caso de realizar alterações de forma muito radicais.

Segundo Therezynha, quem utiliza as facetas, deve se atentar em fazer a manutenção e ter cuidados essenciais para que não haja a quebra ou o desgaste do material. “Cientificamente, as facetas têm a durabilidade de três a cinco anos, conforme a realização da manutenção, que é indicada, pelo menos, a cada seis meses.

Facetas de resinas funcionam como coberturas nos dentes naturais. Com elas podemos alterar a cor, forma, tamanho, alinhamento e brilho dos dentes. Com esse procedimento, conseguimos uma transformação total de todos os aspectos que possam estar incomodando ao paciente, dando uma aparência harmoniosa ao sorriso.

coloque a escova na região entre dentes e gengiva e faça movimentos circulares dez vezes, a cada dois dentes; passe a escova na língua, de trás para a frente, algumas vezes, e faça o mesmo nas bochechas; enxágue a boca com água.

As facetas de resina funcionam como uma espécie de capa protetora para os dentes. Desse modo, elas conseguem modificar a tonalidade, o formato e o tamanho dos dentes. Sendo assim, as facetas de resina conseguem alterar completamente a forma e a estética dos dentes do paciente, promovendo um sorriso mais agradável.

Nesse contexto, listamos os casos em que a faceta de resina composta não é recomendada de imediato:

  • bruxismo;
  • apinhamento dental severo;
  • retração gengival;
  • cáries e placa bacteriana;
  • gengivite e periodontite;
  • escurecimento dos dentes.

Para fazer as facetas de resina não é necessário. desgastar os dentes, a não ser em casos muito. específicos. E o fato de a faceta de resina ser mais.

Sim, é possível utilizar facetas e ortodontia ao mesmo tempo. No entanto, no que diz respeito à utilização de ortodontia fixa, é importante mencionar que é sempre necessário utilizar uma cola especial para colocar os brackets e não danificar a superfície da prótese dentária com o aparelho.

  1. 1) Colocar facetas de porcelana não dói nada! ...
  2. 2) Antes de colocar as facetas seus dentes precisam estar saudáveis. ...
  3. 3) Além de deixar os dentes brancos, elas corrigem defeitos. ...
  4. 4) Mesmo com as facetas, você precisa fazer clareamento dental. ...
  5. 5) Com as facetas, alguns hábitos devem mudar.

Desgaste e lascas
Lascas, falhas ou desgaste no esmalte dos dentes podem ocorrer com o tempo de forma natural. Estas imperfeições podem também advir da ingestão de bebidas muito ácidas ou de técnicas de escovagem dentária demasiado agressivas.

Hábitos como morder canetas, unhas e outros objetos são considerados parafundionais. Dependendo da intensidade com que ocorrem, trazem riscos elevados para fraturas e descolamentos das facetas em porcelana.

A porcelana é um material com qualidade superior à resina, mas nem sempre ela é o material mais indicado para o tratamento com as facetas dentais. Isso acontece porque cada caso pede um tipo de material, e o uso da técnica correta é o principal responsável pelo sucesso desse tipo de procedimento.