Quais as desvantagens da Teoria das Relações Humanas?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

As principais críticas a essa Teoria foram: a oposição cerrada à Teoria Clássica; inadequada visualização dos problemas das relações industriais; concepção ingênua e romântica do trabalhador; limitação do campo experimental; parcialidade das conclusões; ênfase nos grupos informais e enfoque manipulativo das relações ...

A Teoria das Relações Humanas é uma corrente administrativa que enfatiza as pessoas,a organização informal e os agentes existentes na organização, opondo-se às Terias Clássica e Burocrática que focavam com grande propriedade as funções e a estrutura organizacional.

Atualmente, falamos muito sobre gestão de pessoas, humanização dos processos, saúde e bem-estar no trabalho. Toda essa mudança estrutural é fruto da Teoria das Relações Humanas, que trouxe um conjunto de ideias e conceitos para melhorar o relacionamento com colaboradores, aumentar produtividade e eficiência.

Não aceitar as diferenças de opinião
Entender e respeitar as diferenças é essencial, muita gente quer moldar as pessoas de acordo com seu ponto de vista e isso é um erro na construção das relações humanas.

Relações humanas têm a arte de se comunicar e de expressar como princípios básicos para se manter um bom convívio. Independente do ambiente onde esteja, a pessoa precisa ter consciência de que se relacionar com o outro é essencial para sua interação com a sociedade de uma forma geral.

As principais críticas foram: (i)apresenta uma visão inadequada dos problemas de relações industriais, em alguns aspectos a experiência de Hawthorne foi insegura e artificial; (ii) oposição a Teoria Clássica: tudo aquilo que esta defendia, a TRH negava; (iii) limitação no campo experimental levou a teoria a certo ...

A teoria comportamental, errou ao padronizar os fenômenos do comportamento, desprezando as diferenças individuais de personalidade, "ela procura explicar o comportamento humano tal como os cientistas poderiam explicar ou prever os fenômenos da natureza ou o comportamento dos ratos no laboratório".

Empresas que entendem e valorizam a importância das relações humanas no trabalho, tendem a criar um clima favorável de compreensão, respeito e empatia entre os colaboradores. Isso faz com que os funcionários se sintam reconhecidos, motivados e, consequentemente, dispostos a fazer com que o negócio cresça cada vez mais.

George Elton Mayo
Grava este nome, pois ele é o principal autor da Escola das Relações Humanas.

Assim, como a Abordagem Clássica era baseada no conceito de “homo economicus”, que se motivava exclusivamente por recompensas econômicas, a Teoria das Relações Humanas traz o conceito de “Homem Social”, com a motivação advindo de questões como reconhecimento e aprovação, sendo a questão econômica secundária.

A escola das relações humanas foi um movimento de oposição à teoria clássica da administração, de Fayol, porque um dos principais objetivos da teoria das relações humanas foi corrigir a tendência de "desumanização" da teoria clássica.

Teoria das Relações Humanas
A teoria surgiu como consequência da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo. Os três pontos basilares para desenvolvimento da Teoria das Relações Humanas foram: Humanização e democratização da administração, deixando de lado a rigidez existente até então.

A teoria das relações humanas tem suas origens nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas Experiências de Hawthorne. Originaram-se quando Mayo percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana e democrática e quando as ciências humanas influenciaram as organizações.

Falta de empatia, intolerância e competitividade fora do controle são alguns dos pontos que prejudicam a criação de um ambiente de trabalho harmonioso e favorável ao desenvolvimento da organização. Você já deve ter ouvido falar que os colaboradores são o maior ativo das empresas, certo?

Fatores que afetam o desenvolvimento profissional

  1. Falta de objetivo pessoal. ...
  2. Dificuldade em estabelecer prioridades. ...
  3. Dificuldade em ouvir. ...
  4. Falta de Inteligência emocional.

Problemas interpessoais desencadeiam queda de produtividade, quebra na coesão do trabalho em equipe, falta de solidariedade e companheirismo, bem como efeitos mais intensos como absenteísmo, estresse, depressão, ansiedade e até mesmo desligamentos.

A Teoria das Relações Humanas influência a Enfermagem na medida em que nos processos de trabalho passam a ser utilizados os conhecimentos de liderança, de motivação, comunicação e recursos de dinâmica de grupo.

MAYO foi muito criticado por generalizar os resultados dos estudos de HAWTHORNE. A pesquisa foi feita durante a Crise de 1929 e pode ter tido algum tipo de influência nos resultados em função das condições econômicas dos EUA após uma década de prosperidade.

7) Enfoque manipulativo das relações humanas.
Assim, essa teoria tem sido criticada pelo fato de desenvolver uma sutil estratégia de manipulativa de enganar os operários e fazê-los trabalhar mais e exigir menos.

As relações humanas são a base para o nosso desenvolvimento humano, abrangendo áreas intrapessoais e interpessoais. É por meio do contato com pessoas que fortalecemos a nossa inteligência emocional.