Quais as desvantagens da intubação?

Perguntado por: ndamasio . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Hipoxemia, hipercapnia. Vômitos e aspiração (síndrome de Menselson) Pneumonite e pneumonia. Trauma nos dentes, lábios e cordas vocais.

São vantagens da intubação traqueal:
Prevenir a aspiração de conteúdo gástrico e de corpos estranhos; Possibilitar uso de ventilação com pressões mais altas, sem risco maior de distensão gástrica, facilitando assim a ventilação e a oxigenação alveolar; Estabelecer uma via de acesso para a administração de medicamentos.

Intubação traqueal difícil – São necessárias mais que três tentativas ou mais que dez minutos para completar a manobra de intubação, utilizando-se de laringoscopia convencional.

“Os pacientes com muito tempo de ventilação mecânica precisam de um cuidado fisioterápico importante, porque acabam perdendo massa muscular, têm predisposição à pneumonia, insuficiência renal, problemas relacionados à fibrose pulmonar, além de maior chance de ter escara”, explica.

Essa agitação é natural e acontece de forma mecânica. Rodrigo Mussi foi e segue sedado e intubado para que o corpo pudesse resistir aos processos cirúrgicos, cateteres intracranianos e à intubação.

A rouquidão é um dos sintomas mais frequentes após a intubação de um paciente, mas costuma ser temporária, com duração de dois a três dias. Entretanto, há situações mais graves, que também podem gerar fraqueza na voz. “As pregas vocais ficam localizadas na laringe, por onde passa o tubo orotraqueal para a intubação.

A dor de garganta é um efeito adverso comum da anestesia geral. É geralmente causado pelo tubo endotraqueal que é inserido através da boca, colocado nas vias respiratórias, para manter as vias respiratórias abertas e garantir que a pessoa respira adequadamente.

Na maioria das vezes, a melhor escolha vai ser a intubação por sequência rápida (ISR).

O professor Pasquale esclarece que no dicionário Houaiss está que intubar é realizar uma intubação enquanto que entubar, entre outros significados, é dar feição ou forma de tubo.

Na área médica, entubar é o ato de colocar uma sonda em uma cavidade do paciente, como a traqueia ou o esôfago, para auxiliar na respiração ou na alimentação direta no estômago. Porém, o termo intubar também existe e é utilizado na medicina.

Ocorre quando o paciente obtém aprovação no TRE, mesmo conectado ao ventilador. Sucesso de extubação. É assim considerado em casos de paciente que tem a prótese endolaríngea retirada (extubação) após passar no TRE e não é reintubado nas próximas 48 horas.

Também pode ficar claro quando a intubação não tem indicação, como o paciente com dificuldade respiratória leve por insuficiência cardíaca aguda que está melhorando rapidamente com nitroglicerina e ventilação não invasiva por pressão positiva.

Os pacientes intubados são mantidos inconscientes e estão em sono profundo (coma induzido) principalmente para tornar o processo mais confortável e evitar que o tubo seja removido, o que poderia causar graves lesões na via aérea.

A via aérea difícil (VAD) consiste nas situações em que o paciente não consegue ser intubado e/ou ventilado como deveria. Naturalmente, esse tipo de acontecimento causa pânico nos profissionais envolvidos, já que isso eleva os riscos de mortalidade.