Quais as danças típicas da Alemanha?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Os ritmos mais comuns da dança folclórica alemã são a Valsa, a Polca e Marcha, sendo a valsa uma criação alemã do séc. XVI, como primeira dança a ser dançada em pares. Antes, as danças eram em fileiras ou em quadrados, como as quadrilhas, onde não havia contato entre os dançarinos.

Aqui na Alemanha, a maioria das pessoas tem o costume de dividir o pão francês em duas metades, comendo primeiro uma e depois a outra, especialmente no café da manhã. É comum também passar um delicioso Frischkäse (algo parecido – bem de longe – com o nosso requeijão) no pão e ainda acrescentar geleia ou mel.

A Oktoberfest de Munique – Münchner Oktoberfest
Campeã absoluta entre as festas populares alemãs, em termos de público e divulgação, é a Oktoberfest de Munique. A cada ano, 6 milhões de frequentadores vão até o parque Theresienwiese.

A arte alemã seguiu em arquitetura e interior os grandes períodos - Românico, Gótico, Renascentista, Barroco, Rococó e Clássico, observando-se, durante o período Gótico,uma mistura deste com o estilo Românico, notadamente no mobiliário.

Diz-se que os alemães adoram salsichas assadas, joelho de porco ou bolinhos de carne. Realmente, isso não é assim, pois um número cada vez maior de pessoas na Alemanha está prescindindo de comer carne, preferindo a alimentação vegetariana ou vegana (55 %).

Um dos costumes populares no Brasil que, possivelmente, veio da Alemanha foi o hábito de "deixar" o sapato na parte de fora da casa. Dessa forma, eles são deixados logo na porta. No território alemão, muitas pessoas ficam de meia para andar por conta do frio. Já aqui, todos costumam ficam descalços.

Os esportes de maior sucesso, historicamente: Atletismo, Natação, Remo, Canoagem, Hóquei em campo e Hipismo.

Alemão

Na região, os traços da cultura germânica são difundidos nas festas típicas, como o Kerb e a Oktoberfest, além de receberem destaque em espaços como os grupos de danças folclóricas, bandinhas típicas, corais e sociedades.

A imigração e a colonização alemã no Brasil tiveram um importante papel no processo de diversificação da agricultura e no processo de urbanização e de industrialização, tendo influenciado, em grande parte, a arquitetura das cidades e, em suma, a paisagem físico-social brasileira.

Oktoberfest

A origem da Oktoberfest é de Munique, na Alemanha. A festa foi promovida pela primeira vez no início do século XIX, a partir do casamento do rei Ludwig I, na época ainda príncipe, com a princesa Theresa de Sachsen-Hildburghausen.

Sobre as danças típicas alemãs
Boa parte das danças tradicionais que conhecemos hoje começaram como simples manifestações camponesas para elevar suas vidas diárias que, mais tarde, foram adaptadas para caber no gosto da nobreza.

A Festa Alemã é um momento de compartilhar histórias, cultura, danças, música e gastronomia típica. O ano de 2022 é marcado pelo retorno presencial da festa depois de um hiato de dois anos por causa da pandemia da Covid-19.

Mídia social
As mais usadas plataformas: 1. Whatsapp (79 por cento), 2. Youtube (77 por cento), 3. Facebook (64 por cento).

Arquitetura Alemã
Um dos estilos arquitetônicos que mais caracteriza a Alemanha é o estilo Fachwerk – palavra em alemão para enxaimel.

São consideradas alemãs étnicos aquelas pessoas que falam a língua alemã, seguem a cultura dominante da Alemanha/Áustria/Suíça e possuem origens no espaço germanófono (em alemão deutscher Sprachraum). Atualmente, a maioria dos alemães étnicos vive no território da República Federal da Alemanha.

Jantar típico na Alemanha
Aliás, a maçã é a fruta favorita dos alemães.

Alemanha
Os alemães tomam em média cinco banhos por semana.

Como em qualquer destino do mundo, a Alemanha possui alguns ingredientes que são a base de sua gastronomia. Por lá, a carne de porco, repolho, batata e salsichas são predominantes nos pratos típicos, além de muito pão! Estima-se que a Alemanha possua uma variedade de pelo menos 300 tipos de pães.

A veste tradicional dos homens alemães inclui até hoje as “Lederhosen”, que podem ser usadas com camisas ou suéteres rústicos de linho ou lã. Para complementar o visual, os alemães também adotam meias grossas de lã, sapatos campestres, jaquetas e chapéus feitos de couro.

A cultura alemã exerce influência no Brasil em diversos aspectos, que foram incorporados pela população e podem ser identificados até hoje. Moda, gastronomia, idioma, danças e arquitetura, todos esses aspectos ainda têm traços da cultura alemã, nos municípios onde os imigrantes da Alemanha se estabeleceram.