Quais as curiosidades do parkour?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Parkour tem origem na palavra francesa “parcour”, que em português significa “percurso”. Ele foi criado inspirado nas técnicas de salvamento e fuga de emergências usadas por bombeiros. Na prática, são feitos movimentos contínuos, seja correr, subir ou saltar, sempre passando pelos obstáculos presentes em cada ambiente.

O nome parkour vem da palavra francesa “parcours”, que significa percurso. A invenção da atividade física e recreativa é atribuída ao hoje ator francês David Belle.

Reino Unido é 1º país a reconhecer o parkour como esporte | Exame.

No Brasil, a história do parkour iniciou no ano de 2004, quando jovens de São Paulo e Brasília começaram a praticá-lo e a estudar sua filosofia.

O Parkour nasceu a aproximadamente 10 anos nos subúrbios de Paris, na França, quando Sebastian Foucan e David Belle passaram a utilizar técnicas de uma atividade conhecida como Método Natural, modalidade na qual Raymond Belle, pai de David, era especialista.

Além disso, esse esporte é visto por muitas pessoas como uma filosofia de vida, pois ele está relacionado ao crescimento pessoal e à superação de obstáculos. Por isso, tem como lema duas frases: “Ser forte para ser útil” e “Ser e durar”.

Em competições, existem duas categorias de parkour: speed-run e freestyle.

O parkour surgiu nos anos 1980 e só se popularizou em 1997, quando um de seus criadores, David Belle, deu entrevistas a emissoras de tevê norte-americanas. A Associação Brasileira de Parkour foi criada em 2005. Desde então, a segurança também aumentou. Os pioneiros aprenderam técnicas por meio da experimentação.

Para tornar o esporte mais seguro é muito importante o uso de equipamentos de segurança como o capacete, a cotoveleira e a joelheira (os mesmos usados na prática de skate ou patins). Lembrando que, com o uso de equipamentos de segurança evitamos acidentes e possíveis traumas.

RESUMO: O Parkour é a arte do deslocamento que desde sua origem na França segue princípios associados a melhoria das valências físicas, cooperação, respeito, coragem e superação.

Quais são os movimentos de Parkour?

  • Big Jump. Big Jump é um salto dado de um lugar com pelo menos três metros de altura, mas também pode ser um salto longo em distância. ...
  • Rolamento. É o movimento indicado para finalizar grandes saltos e, assim, reduzir o impacto na queda. ...
  • Salto de Precisão. ...
  • Tic Tac. ...
  • Wall Run.

Dessa colaboração entre os membros, surge uma das principais características da modalidade: o parkour não é um esporte competitivo. “Na nossa visão, não faz sentido colocar à prova pessoas tão diferentes e com ritmos de aprendizado diferentes”, explica Lucas. A coesão dos integrantes é essencial.

Exemplos: calos, arranhões, hipoglicemia, dores de cabeça, mal-estar, dor muscular, contusões leves, entorses leves, etc.

Campeão mundial de 'parkour' Tim Shieff usa suas redes sociais para promover o veganismo. Considerado o melhor do mundo. 12 pessoas agradeceram por este conteúdo. Nascido nos Estados Unidos e vivendo na Inglaterra desde os três anos de idade, Tim Shieff é um dos mais conhecidos atletas de freerun e parkour do mundo.