Quais as curiosidades do goalball?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Goalball

  • Classificação.
  • Curiosidades.
  • Silêncio no ginásio. Assim como no futebol de cinco, o goalball é praticado com uma bola que tem um guizo em seu interior para produzir sons. Assim, os jogadores podem se orientar durante a partida. Por isso, o público não pode fazer barulho durante os jogos.

Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário.

Foi criado em 1946, pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar e socializar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que ficaram cegos. Durante os Jogos de Toronto (1976), a modalidade foi apresentada como um esporte de alto rendimento.

Os resultados indicaram que o goalball configurouse como uma importante oportuni dade de inserção social, resultando em contribuições psicológicas e sociais, além de possibilitar maior mobilidade e autonomia, melhora no humor e desenvolvi mento social. Palavraschave: Atividades de Lazer. Esportes. Socialização.

Uma bola, que tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg e com um guizo em seu interior é lançada de um lado da quadra para o outro, no qual a equipe que marcar o maior número de gols vence. Se a diferença de gols chegar a 10 (10x0, 11x1 e assim por diante) encerra-se a partida.

Os três jogadores em quadra na partida de Goalball se dividem em três posições conhecidas, sendo um pivô e dois alas, um esquerdo e um direito.

Atual tricampeão mundial no masculino, o Brasil terá os seis atletas medalhistas de ouro em 2022 jogando a competição:

  • Leomon Moreno: Santos-SP.
  • Emerson: Santos-SP.
  • André Dantas: Sesi-SP.
  • Parazinho: Sesi-SP.
  • Romário: Instituto Athlon-SP.

por R$ 111,90 / un.

Steven Dubner

Uma destas aponta Steven Dubner como o responsável por apresentar o esporte por aqui. Dubner trouxe a primeira bola de Goalball para o Brasil, em 1985, e a levou ao Clube de Apoio ao Deficiente Visual (CADEVI), de São Paulo, mas manteve a prática restrita a essa instituição.

Em vez de adaptar uma modalidade às necessidades dos deficientes, o austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle criaram, em 1946, um novo esporte direcionado aos veteranos da Segunda Guerra Mundial que haviam perdido a visão. A apresentação do goalball foi feita nos Jogos de Toronto, 30 anos depois.

O Goalball foi criado para reabilitar ex-combatentes de guerra, tendo em vista a importância de práticas físicas direcionadas às pessoas com deficiência visual. A história do esporte nos jogos paralímpicos começa em 1976, em Toronto, quando foi apresentado como esporte de alto rendimento.

Essa foi a nona edição do Mundial, que passou a ser disputado em 2005. Além do ouro em 2019, a Seleção feminina do Brasil ainda tem uma prata (2013) e dois bronzes (2017 e 2009). Já a masculina soma três pratas (2019, 2017 e 2009) e dois bronzes (2013 e 2023).

o basquete

O primeiro esporte adaptado praticado no Brasil foi o basquete em cadeira de rodas. Enquanto realizavam tratamento médico nos Estados Unidos, brasileiros com deficiência conheceram a modalidade e a trouxeram para o país.

O jogo é também um difícil exercício para o torcedor. Isso porque o tradicional vocabulário de palavras, palavrões, gritos, vaias e aplausos tem que ser contido. Na maior parte do tempo, os torcedores têm que ficar em silêncio para não atrapalhar os jogadores.

Continuar lendo Quem ganha no goalball?