Quais as curiosidades do Estado do Paraná?

Perguntado por: spereira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

O Paraná possui atualmente 339 municípios. A cidade mais antiga do estado é Paranaguá, fundada em 1648. À propósito, Paranaguá (ou Parnaguá) significa em tupi-guarani “grande mar redondo”. Os estados de São Paulo e Paraná formaram uma única província no passado.

O nome do estado provém do termo da língua geral paraná, que significa “rio”.

Em 1853 a Província de São Paulo foi desmembrada, dando início à história oficial do Paraná, embora o Paraná só tenha se tornado um estado em 1859.

Paranaguá

Paranaguá ou Castro: qual a primeira cidade do Paraná? Paranaguá, no litoral do estado, foi fundada em 1648. A cidade é a mais antiga da região e uma das mais importantes do litoral paranaense, considerada por muito a “Cidade Mãe do Paraná”.

1853

O dia 29 de agosto marca a assinatura da Lei Imperial nº 704 por Dom Pedro II, no ano de 1853, dando início ao Paraná a partir da província de Coritiba, emancipando-se do estado de São Paulo.

As principais festas culturais do Paraná são: cavalhada, congada, dança ou fandango de São Gonçalo, festa da cerejeira, festa do Divino, coroação de Nossa Senhora, festa de São Benedito, entre outras. Um dos pratos típicos do Paraná é o barreado, um cozido de carne, prato caboclo típico do litoral.

Carne de onça, pinhão tropeiro e caldo de galo caipira são algumas das receitas que unem ingredientes conhecidos dos paranaenses. A culinária do Paraná contém influências de africanos, indígenas e europeus. Em cada região do estado, há pratos que fazem parte da cultura local.

O Paraná tem muitas danças típicas. O pau-de-fitas, a congada da Lapa e a dança de São Gonçalo são alguns exemplos de danças que viraram tradições por meio da influência dos imigrantes. No entanto, existe um tipo de dança que se destaca na cultura paranaense: o fandango.

Os elementos pinhão, pinheiro (araucária), e a gralha azul, simbolizam o Estado do Paraná.

As principais fontes de renda da economia do Paraná são a agricultura (cana-de-açúcar, milho, soja, trigo, café, mandioca), a indústria (agroindústria, indústria automobilística, papel e celulose) e o extrativismo vegetal (madeira e erva-mate).

Desde o início do século XVI, exploradores europeus atravessaram de norte a sul e de leste a oeste, o território paranaense tendo sempre como ponto de partida foi o litoral atlântico. O primeiro europeu a percorrer toda a extensão deste território foi o bandeirante Aleixo Garcia.

Operário Ferroviário

O Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, completou ontem 96 anos de idade. É o segundo time mais antigo do Estado, depois do Coritiba. Fundado em 1.º de maio de 1912, o clube tenta novamente se firmar no cenário esportivo do Estado.

Segundo dados do Produto Interno Bruto dos Municípios, divulgado nesta sexta-feira (16) pelo IBGE, 284 municípios do Paraná, equivalentes a 71% do total de 399 divisões administrativas, subiram novas posições no ranking nacional do PIB em 2020.

Sua economia apresenta marcante perfil agroindustrial, do qual despontam a produção de grãos como soja, milho e trigo e etapas posteriores de agregação de valor nas áreas de óleos vegetais, laticínios e de proteína animal, com destaque à produção de carne de aves.

Em números absolutos, os maiores crescimentos ocorreram em Curitiba, com quase 125 mil novos habitantes, seguida por Maringá (97 mil), Fazenda Rio Grande (86 mil), Londrina (81 mil), Ponta Grossa (80 mil), Cascavel (64 mil), São José dos Pinhais (64 mil), Araucária (47 mil) Sarandi (43 mil) e Piraquara (38 mil).

Castro

Considerada a “Cidade Mãe do Paraná”, Castro foi o primeiro município instituído na Província do Estado, em 1857. Alguns anos depois, em 1894, tornou-se a Capital paranaense por três meses, durante a Revolução Federalista.