Quais as curiosidades do Estado de Goiás?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Compartilhe essa matéria!

  • Cidade de Goiás, Patrimônio Mundial: A cidade de Goiás, antiga capital do estado, é reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO. ...
  • O maior complexo de cavernas da América Latina: O Parque Estadual da Terra Ronca, em São Domingos, abriga o maior complexo de cavernas da América Latina.

A resposta para a pergunta "Qual é a cidade mais antiga do Estado de Goiás?" é a cidade de Goiás Velho, também conhecida como Goiás. Goiás Velho: um tesouro histórico. Goiás Velho é uma cidade encantadora que preserva sua arquitetura colonial e oferece aos visitantes a oportunidade de viajar no tempo.

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. A história do estado está na descoberta das suas primeiras minas de ouro, nos séculos XVII e XVIII, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo em 1727.

Goiás é um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Responsável por 33% da produção nacional de sorgo, Goiás é o principal produtor desse grão no país. Outros cultivos importantes são: algodão, cana-de-açúcar, café, arroz, feijão, trigo e alho. A pecuária, por sua vez, está em constante expansão.

No caso da atividade agrícola, o estado de Goiás destaca-se na produção de cana-de-açúcar, milho, soja, sorgo, feijão, girassol, tomate, alho, além de também produzir algodão, arroz, café e trigo. Em 2019, Goiás foi o 4º estado brasileiro com maior produção de grãos, 10% da produção nacional.

Pequi, pamonha, galinhada, empadão e outras maravilhas gastronômicas que fazem parte de um verdadeiro patrimônio regional. Trem bão é coisa boa já dizia o legítimo goiano do pé rachado. O ditado popular regional muito provavelmente deve ter surgido numa mesa recheada de pratos típicos da culinária regional.

Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com inflências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo.

Berço da música sertaneja, a capital de Goiás também é ponto de encontro para quem gosta de rock, samba, rap e até música clássica.

Fundada em 1727 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, a Cidade de Goiás completa, no próximo dia 25 de julho, 294 anos. Pioneira no estado, foi também capital goiana até o ano de 1937, quando o título em questão foi transferido para a grande Goiânia.

anhuma

A anhuma é a ave símbolo do estado de Goiás, e pode ser encontrada em vários estados do Brasil. Pode medir 80 centímetros de altura e de uma ponta da asa a outra pode chegar até 170 centímetros, pesando em média 3 quilos.

Por fora da Carta régia datada de 11 de fevereiro de 1736, foi criado o Município, que recebeu o nome de vila Boa de Goiás, instalado em 25 de julho de 1739.

Bartolomeu Bueno da Silva Filho

Fundada no século XVIII pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho, que lhe deu o nome de Vila Boa de Goiás, a cidade foi próspera enquanto havia riqueza na época do ciclo do ouro. Era a capital do estado até meados de 1930.

Espia: é o mesmo que “olha”. No lugar de falar “olha ali“, o goiano fala “espia ali“, ou “dá uma espiada nisso“. Estrovar: é o mesmo que incomodar, atrapalhar. Frito: o frito pode ter dois sentidos que são bastante usados em Goiás.

O Estado tem sete empresas que figuram entre as 100 maiores do país, de acordo com a revista Forbes. São elas: JBS, de Anápolis; Comigo, de Rio Verde; Laticínios Bela Vista, de Piracanjuba; São Salvador Alimentos, de Itaberaí; SJC Bioenergia, de Quirinópolis; Jalles, de Goianésia; e Boa Safra Sementes, de Formosa.

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado de Goiás possui o segundo maior rebanho bovino do Brasil, participando com 10,6% do total nacional, com 22.785.151 cabeças em 2019.

Senador Canedo é a cidade brasileira com mais de 100 mil habitantes que teve maior crescimento populacional | Goiás | G1.