Quais as culturas de Tocantins?

Perguntado por: upires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Cultura do Tocantins

  • Folia de Reis;
  • Festa do Divino;
  • Festa de Nossa Senhora da Natividade;
  • Cavalhadas;
  • Congo; e.
  • Festa de Nossa Senhora do Rosário.

A cultura de Palmas reúne vários elementos das populações migrantes que formaram os hábitos cotidianos dos locais. Nesse contexto, destacam-se as contribuições de nordestinos e nortistas para os aspectos culturais da capital tocantinense.

As cavalhadas representam a luta entre o exército de Carlos Magno, coroado Imperador do Ocidente em 800, pelo Papa Leão III, e os mouros. É durante os festejos da Padroeira que acontecem as Cavalhadas, considerada uma das festas mais bonitas do Brasil e é a única no Estado do Tocantins.

A Suça é dançada pela comunidade nos Festejos do Divino Espírito Santo. Quando o Tocantins foi criado, em 1988, a dança ganhou destaque e foi reconhecida nacionalmente como patrimônio nacional. A Catira também foi uma dança que garantiu seu espaço como expressão da cultura regional tocantinense.

Museu Histórico Cultural de Porto Nacional - Único museu do Estado, retrata a história de Porto Nacional e de Tocantins, desde a sua origem até os dias atuais, com acervo permanente referente aos séculos XIX e XX.

chambaril

O chambari, ou chambaril, é considerado por muitos tocantinenses a comida-símbolo do estado. O prato consiste no músculo com osso da perna do boi – o chamado ossobuco italiano – cozido por várias horas.

Paçoca, carne de sol com manteiga da terra, baião de dois, frango caipira com pequi, tapioca, chambari, maria isabel e escondidinho de carne seca com banana da terra, esses e outros sabores do Tocantins estão garantidos na 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato de Tocantins (Fecoarte).

São exemplos do artesanato tocantinense, os bonecos feitos da casca do jatobá, na cidade de Ananás; as famosas peças em capim dourado, no Jalapão; e as bonecas Ritxoko, declaradas patrimônio cultural do Brasil e confeccionadas pelos indígenas da comunidade Karajá.

A população tocantinense é composta por imigrantes de várias partes do Brasil, o índio também compõe o contingente populacional do estado. São, ao todo, sete etnias (Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, krahô Canela, Apinajé e Pankararú), totalizando aproximadamente 10 mil índios, distribuídos em 82 aldeias.

Dentre outros bens tombados, estão o Seminário São José, antigo Convento Santa Rosa de Lima, a sede dos Dominicanos e o Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Descubra quais são os lugares imperdíveis para o seu roteiro com a Accor.

  • Parque Estadual do Jalapão. ...
  • Parque Cesamar. ...
  • Praça dos Girassóis. ...
  • Dunas do Jalapão. ...
  • Cânion Encantado. ...
  • Catedral Nossa Senhora das Mercês. ...
  • Visite o estado do Tocantins com a Accor.

Saberes, modos de fazer, celebrações, festas, lendas, danças populares, músicas, costumes, tradições, todas essas expressões são exemplos de um patrimônio que não pode ser tocado, mas que faz parte da história de um povo.

Lendas do Tocantins: conheça 5 lendas do Estado 'caçula' do país

  • Rio Providência.
  • Cachoeira da Velha.
  • Cobra grande embaixo da cidade.
  • Senhor do Bonfim.

Não seria diferente no Tocantins, que registra a Suça, o Tambor e a Jiquitaia como ritmos tradicionais. Por ser considerado um ritmo e uma dança legitimamente tocantinenses, a suça ou súcia foi tema de inventário do patrimônio histórico, realizado pelo Governo do Tocantins, por meio de seu órgão de gestão cultural.

As obras tocantinenses em geral têm o formato padrão, que em tudo se assemelha ao tipo definido pela indústria. Enredos, arranjos, clichês, tempo de execução, as partes componentes, tais como: solo introdutório, verso, solo intermediário, verso novamente e encerramento...

Na sússia existe um passo chamado jiquitaia, cujo nome se origina de uma formiga que incomodava os trabalhadores durante o trabalho na roça. Como não podia parar de trabalhar, eles sapateavam e passavam a mão pelo corpo tentando se livrar das formigas que os incomodavam. Daí a origem desse movimento na dança.

A pedra: granadaPedra símbolo do Tocantins, a granada é uma pedra semipreciosa, encontrada em várias cores. A que representa o Tocantins é caracterizada pela cor preta, sobrepondo-se na sua cor interna o vermelho-escuro.