Quais as crises de intolerância à lactose?

Perguntado por: egalvao . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Há três níveis de intensidade do problema, sendo eles, leve, moderado ou grave, condicionados à taxa de produção da lactase organismo. Há quem consiga produzir a lactase, embora em baixa quantidade, e há pessoas que não produzem a enzima responsável pela quebra do açúcar do leite.

A lactase auxilia na digestão da lactose e permite que, de vez em quando, você possa ingerir produtos que tenham leite e derivados na fórmula sem que isso traga o desconforto causado pela intolerância. Essa suplementação consiste em fornecer ao organismo a lactase manipulada, geralmente em comprimidos.

Os sintomas aparecem entre 30 minutos a 2 horas após a ingestão de laticínios. Os mais comuns são: inchaço abdominal, cólicas, gases, flatulência, diarreia, assaduras, náuseas, vômitos, cãibras e, algumas vezes, constipação intestinal.

Dor de barriga e/ou barriga inchada, gases e diarreia são alguns dos sintomas mais recorrentes. Vale ressaltar que a intolerância não é o mesmo que uma alergia. Na intolerância, a reação costuma demorar e varia conforme quantidade de leite ingerido.

O diagnóstico de intolerância à lactose pode ser feito clinicamente, pela presença dos sintomas da doença após ingestão e pela melhora clínica após exclusão de produtos contendo lactose por 3 semanas. O teste pode auxiliar e corroborar o diagnóstico. * Os valores de referência podem variar de acordo com o laboratório.

Os principais são: distensão abdominal, cólicas, náuseas e vômitos, excesso de flatulências e diarreia, que pode progredir para assaduras ou até mesmo desenvolvimento de hemorroidas, já que devido a fermentação as fezes podem apresentar uma acidez acima do comum e ferir a região.

Em apenas uma semana, é possível que o inchaço diminua e que sua pele fique mais bonita. Na verdade, o consumo de leite nem sempre afeta a derme, mas há casos que a inflamação corporal reflete na superfície, causando acne. Além disso, você se sentirá mais confortável e menos cansado após as refeições.

Beba um chazinho
Se esqueceu da intolerância e abusou dos derivados do leite? Para tranquilizar o estômago, aposte num bom e velho chá medicinal. Camomila, erva-doce e hortelã são opções perfeitas para acalmar a barriga, ainda mais se produzidos com folhas naturais.

Não é incomum, ao longo da vida, o paciente perceber uma certa piora nos sintomas apresentados após consumir produtos lácteos. Às vezes, os sintomas surgem somente após a segunda ou terceira xícara de café com leite, ou em um dia em que o consumo de laticínios foge da rotina.

Pesto de manjericão, geleias naturais e húmus são exemplos que vão muito bem com pão francês ou torrada. Para repor o cálcio necessário ao organismo, é possível apostar em vegetais verde-escuros, como brócolis, couve-manteiga, espinafre, rúcula e ervilha.

Latolise é um dispersível com a enzima lactase, que auxilia adultos e crianças que possuem intolerância à lactose a incluírem o leite e seus derivados na alimentação.

A intolerância a lactose gera um conjunto de sintomas relacionados à má-absorção da lactose, mas não traz consequências em longo prazo, ou seja, não deve ser considerada uma doença.

Sim, a intolerância à lactose é uma das causas da tontura. O ouvido responde rapidamente as alterações de açúcar do sangue e uma das causas dessa oscilação é a intolerancia à lactose. Caso você tenha zumbido e sintomas gastrointestinais, com cólica, estufamento e gases, a intolerância à lactose deve ser investigada.

Leite: o leite de origem animal e todos os seus derivados, como o queijo, a manteiga e os mais diversos tipos de cremes, não devem fazer parte do cardápio dos intolerantes à lactose. Devemos ressaltar a importância da alimentação saudável em quaisquer situações.

A intolerância à lactose geralmente causa dor de estômago e dores de gases ou cólicas estomacais. As dores do gás podem parecer agudas às vezes, embora geralmente não pareçam queimar. As dores de gases podem doer muito, mas não duram muito. Eles geralmente se movem rapidamente para diferentes partes da barriga.

Embora não seja uma condição que cause complicações em adultos saudáveis, a intolerância à lactose pode gerar muitos desconfortos. Conviver com gases, dores abdominais e de cabeça, cansaço e diarreia frequentemente é algo que prejudica a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.