Quais as cores que os cães enxergam?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Curiosidades sobre como seu cão vê o mundo. Há um equívoco comum de que os cães só podem ver em preto e branco – na realidade, eles podem ver cores como azul e amarelo, embora sua visão de cores seja muito mais limitada do que a dos humanos.

A combinação entre elas gera todas as outras cores. Nossos receptores podem identificar todos esses tons, enquanto os cachorros só percebem vermelho e azul. Dessa forma, conforme explica o Dr. Samuel, as cores ficam mais apagadas, porque para suprir a ausência do verde, o cérebro do cãozinho completa tudo com cinza.

São eles o de onda longa (vermelha), onda média (verde) e onda curta (azul). Já os cães têm apenas dois, correspondendo quase identicamente às sensibilidades de onda curta e de onda longa (azul e amarelo).

Está claro para a ciência que o cachorro assiste TV e reconhece as formas representadas nela. Daí alguns pets latem quando veem outros cachorros e outros animais. Já em relação a como exatamente eles enxergam essas imagens, estudos sugerem que os cães registram as imagens mais rapidamente que seres humanos.

E a cor vermelha é extremamente atrativa aos humanos. Porém, os brinquedos nas cores azul e amarelo são mais indicados para os cães pois são cores que eles são capazes de diferenciar e por isso serão brinquedos mais atrativos.

Como o cachorro enxerga o ser humano? Ao contrário dos humanos, os cachorros não querem ficar enxergando computador e celular, suas preocupações se concentram mais na sobrevivência e a visão deles está adaptada a isso mesmo. Ele passa o seu dia observando o que o rodeia e enxergando a querida família dele.

Os cães possuem uma efetiva visão periférica, o que lhes permite enxergar com uma amplitude muito maior. Como os olhos estão mais na lateral da cabeça, isso lhes dá um campo de visão maior até mesmo nas costas. Mas essa amplitude pode variar de raças, um exemplo é os Pastores Alemães.

Segundo os estudos, os cães possuem uma imagem mental multimodal, ou seja, pensam em objetos e familiares levando em consideração as características sensoriais como cheiro e aparência.

Dra. Mariza explica que eles não veem o mundo só em preto e branco. O pet possui dois tipos de receptores de cores (cones) em seus olhos e os humanos têm três, essa diferença faz com que eles sejam sensíveis a diferentes comprimentos de onda, ou seja, às cores. Logo, eles não detectam os tons da mesma forma que nós.

Por muito tempo se acreditou que eles enxergavam em preto e branco, mas não é bem por aí: os cachorros conseguem, sim, distinguir cores — mas não são todas elas. De forma geral, eles não enxergam vermelho, laranja, rosa e outras tonalidades mais quentes e vibrantes.

10 – 13 anos

A pomba possui até cinco tipos diferentes de cones, logo percebe mais cores do que um ser humano. A borboleta possui quatro tipos diferentes de cones. Um tipo de camarão tem pelo menos doze classes de células sensíveis à cor e provavelmente seja o animal que mais cores percebam.

No início da vida, esta necessidade é mais forte, pois eles são mais frágeis. Estudos mostram que cães exploram mais na presença de alguém da confiança deles. Então ter um humano preferido aumenta muito a autoconfiança do cachorro", explica.

Exatamente por isso um cão não consegue se reconhecer diante de um espelho. “Isso porque ele vê um reflexo que, em um primeiro momento, parece ser de outro cão, mas, como o 'adversário' não tem cheiro algum, ele late e espera, em vão, alguma reação do outro animal”, afirma o adestrador Richardson A.

Embora os cães não possam ver como os seres humanos, gostam muito da luz, das cores e do som, e para eles pode ser uma estimulação mental e, assim sendo, é uma das coisas que os cachorro amam. De fato, alguns peritos afirmam que os cães gostam muito de ver televisão porque os ajuda a se distraírem e a combater o tédio.

Os cães absorvem informações visuais pelo menos 25% mais rápido que os humanos. Isso significa que eles são ótimos na detecção de movimento! Mas eles têm mais dificuldade em identificar imagens em movimento na tela.

Azul: Traz tranquilidade e ajuda a acalmar um animal nervoso. Sendo assim, possui um efeito analgésico e relaxante. Indicada para tratar ansiedade, estresse e nervosismo. Verde: Também ajuda a desestressar o pet, alivia a tensão e possui efeito de equilíbrio nas funções cerebrais.

Shar Pei

Shar Pei
O Shar Pei chama atenção por ser uma raça tranquila, relaxada, amorosa e calma. É bem fácil conviver com este cão, pois dificilmente reage a alguns estímulos cotidianos que normalmente afetam outros cães.