Quais as cores da segurança?

Perguntado por: vperalta . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Você verá agora como as cores são úteis nisso.

  1. Vermelho — Combate ao incêndio. ...
  2. Amarelo — Cuidado. ...
  3. Branco — Localização e circulação. ...
  4. Preto — Presença de combustíveis viscosos. ...
  5. Laranja — Atenção. ...
  6. Verde — Segurança. ...
  7. Púrpura — Presença de radiação.

Caracterizada como Norma Especial pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a redação original da NR-26 estabelecia as cores a serem utilizadas nos locais de trabalho para: identificação de equipamentos de segurança; delimitação de áreas; identificação das canalizações empregadas para condução de líquidos e ...

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

Azul: Indica ações obrigatórias e informações. Avisos contra uso e movimentação de equipamentos. Branco: Faixas de localização, direção, circulação. Preto: Canalizações de inflamáveis, combustíveis de alta viscosidade.

As faixas de segurança são, geralmente, constituídas de retângulos brancos sucessivos transversais à via atravessada. Um botão em um poste às vezes pode existir para acionar o semáforo e permitir uma travessia mais segura da faixa de pedestres.

Quais são os tipos de placas de segurança do trabalho?

  1. Vermelho — Placas de Proibição. ...
  2. Amarelo — Placas de Alerta. ...
  3. Laranja — Placas de Atenção. ...
  4. Verde — Placas de Segurança. ...
  5. Azul — Placas de Obrigação.

Eles servem para lembrar o risco do manuseio ou exposição à um produto, agente químico ou elemento, representando nos pictogramas os primeiros sintomas com o contato com a substância. Os símbolos de segurança eram de acordo com as normas da União Europeia, no anexo II da Directiva 67/548/EEC até 2015.

O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, donde:

  • Três são primárias (azul, amarelo e vermelho)
  • Três são secundárias (verde, laranja e roxo)
  • Seis são terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado)

A cor vermelha será usada, excepcionalmente, com sentido de advertência de perigo, quando se tratar de: Luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construções e quaisquer outras obstruções temporárias; Botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência.

A sinalização de segurança pode ser composta por diversos itens. Um deles é a pintura de canalizações de acordo com o que a NR 26 determina. As instalações da empresa também devem ter placas que sinalizem emergência, aviso, perigo e obrigações.

A NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas aos profissionais que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa norma objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

NR-26: o uso das cores para sinalizar
De maneira sucinta, discorreremos sobre elas e os objetivos do uso. Vermelho: indica equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio; Amarelo: usada para indicar “Cuidado!”, mas não dispensa o motivo da sinalização. Ex.: equipamentos que oferecem riscos.

Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas. Deverá ser pintada de vermelho uma larga área do piso embaixo do extintor, a qual não poderá ser obstruída por forma nenhuma.

Para os especialistas em psicologia das cores, o amarelo é uma cor contraditória. Afinal, ela representa o bem e o mal, o otimismo e o ciúme, a compreensão e a traição.

Simbologia da cor violeta
Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito.

Amarelo: a cor do sol
Entretanto, também carrega, do lado negativo, o significado de alerta, ou de falsidade, na medida em que a cor pode significar também que algo está em perigo.