Quais as cordas do baixo de 5 cordas?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

5 cordas – B – E – A – D – G ou E – A – D – G – C.

A ordem das cordas é E-B-G-D-A-E, ou seja, mi-si-sol-ré-lá-mi. O primeiro “mi” é a corda mais fina do violão, a corda de baixo, e muitas vezes acontece o equívoco de se numerar de maneira contrária, chamando a sexta corda, a mais grossa, de primeira.

AFINAÇÃO DE BAIXO DE 5 CORDAS
Baixos com 5 cordas estão se tornando cada vez mais comuns. Eles podem ser afinados adicionando uma corda extra mais grave, sendo B, E, A, D ou G ou adicionando uma corda mais aguda, ficando E, A, D, G, C.

- A primeira corda, de baixo pra cima no violão, é a mais aguda e tem a afinação em Mi. - A segunda corda fica afinada em Si. - A terceira corda fica afinada em Sol. - A quarta nota tem afinação em Ré.

A regra geral é que cordas mais pesadas (grossas), como . 050 - . 105, possuem graves mais ricos, mas exigem mais força nos dedos que cordas mais leves (finas), como . 040 - .

O de 4 cordas é ideal para jazz, rock, blues, bem como funk e gospel. O de 5 é muito usado em alguns subgêneros do jazz, bem como rock progressivo. Já o de 6 cordas é usado em contextos de baixo solista, bem como em gêneros brasileiros como o forró.

Um baixo tem um registo mais grave, mais concretamente uma oitava abaixo de uma guitarra.

A recomendação é variada. Tem gente que diz que a cada 3 meses ou todo mês se você toca com muita frequência. Se você tiver o hábito de limpar as cordas sempre depois de tocar – e sempre tocar com as mãos limpas – entre 6 e 8 meses.

1ª corda: é a mais aguda das cordas e recebe o nome de MI (E). 2ª corda: recebe o nome de SI (B). 3ª corda: recebe o nome de SOL (G). 4ª corda: recebe o nome de RÉ (D).

Cordas. As cordas do baixo possuem calibre mais grosso e são afinadas uma oitava mais grave, em relação às cordas da guitarra. As notas da afinação padrão, entretanto, coincidem entre esses dois instrumentos. Sendo assim, de cima para baixo: (E) mi, (A) lá, (D) ré e (G)sol.

Os modelos mais comuns de baixo vêm com 4 cordas e, as guitarras, com 6.

Em média, um usuário conseguirá achar Baixo e Contrabaixo por valores entre R$ 103,55 e R$ 5.489,90.

O violão de 7 cordas tradicional é afinado com a 7ª corda em Dó. Isso é uma questão de sonoridade e estilo, mas faz toda a diferença na história da música popular brasileira, pois o Dino 7 cordas – mestre e exemplo para todos que apreciam o instrumento – afinava seu violão assim.

A história do contrabaixo
Ele foi feito por Luthier Gasparo da Salò, que viveu entre os anos de 1500 e 1600. A partir do século XVIII o contrabaixista Domenico difundiu o instrumento pela Europa, ganhando destaque por ter uma sonoridade adequada para acompanhar a expansão das orquestras do período romântico.

A = LÁ, B = SI, C = , D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.

As cordas de nylon são cordas mais macias, para músicas mais suaves e que não criam calos nas mãos. Esse tipo de corda é mais sensível, podendo desafinar e arrebentar muito fácil. As cordas de aço são mais resistentes e emitem um som “metalizado” e mais alto.

O ideal é que ele seja guardado em um local próximo ao solo e, de preferência, acondicionado na horizontal. Encostar o contrabaixo na parede também pode deixar o seu instrumento no risco de acidentes, portanto, o mais indicado seria deitado no chão. Além de evitar quedas você também favorece o braço do seu instrumento.

Os manuais de regulagem sempre aconselham 4mm a altura entre as cordas e os captadores, entretanto já ouvimos resultados ótimos com maior ou menos distância.

Baixo é mais fácil do que guitarra
Tá, essa pode não ser a razão mais louvável, mas fato é que o baixo é bem mais descomplicado do que a guitarra. Se você apenas quer tocar um instrumento de corda por hobby, se deixe apaixonar pelo charme e pela quase facilidade do baixo!

O que você deve ter para começar a tocar baixo?

  1. Escolha um instrumento para começar suas aulas de baixo.
  2. O amplificador de baixo.
  3. Equipamento de baixista: o afinador.
  4. O cabo jack para tocar o baixo.
  5. Outros acessórios úteis para tocar baixo acústico ou elétrico.