Quais as contra indicações da pariparoba?

Perguntado por: lpimenta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Efeitos colaterais estão relacionados à náuseas, diarréia, tremores e febre. Se você já faz uso contínuo de algum medicamento, procure orientação médica antes de começar a utilizar a Caapeba. Uma orientação importante é não deixar de fazer acompanhamentos médicos e exames em casos de tumores.

Em resumo, a capeba não deve ser consumida por mulheres grávidas ou em fase de lactação. Basicamente, entre os possíveis efeitos colaterais de seu consumo estão a ocorrência de diarreia, náuseas, febre, cólicas, tremores e mais.

Planta de folhas largas estimula funções estomacais e ajuda no combate a doenças do fígado. Ocorre desde a Bahia até Minas Gerais e São Paulo.

Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

A capeba possui substâncias diuréticas e antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas do fígado e a evitar o acúmulo de líquidos no organismo, sendo indicada para o preparo de receitas detox e para amenizar inchaços na pele (neste caso, basta aplicar diretamente um cataplasma).

Como usar a pariparoba. Certamente, a forma mais comum de usar a pariparoba é como um chá. Todas as partes da planta podem ser usadas, incluindo as folhas, os caules e as raízes. De acordo com o conhecimento popular, as raízes são eficazes para reduzir a febre.

É comestível, com sabor fresco e picante, semelhante ao do agrião, podendo as folhas e flores serem consumidas em forma de saladas. Seus frutos podem ser preparados como alcaparra, com água e sal.

Entre as principais plantas medicinais empregadas no controle de diabetes estão o Allium sativum, Aloe spp., Punica granatum, Passiflora edulis, Averrhoa carambola e Momordica charantia.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso da capeba são náuseas, vômitos, diarreia, cólicas, febre, dor de cabeça, alergia na pele ou tremores.

O chá das raízes e folhas estimula as funções estomacais e hepáticas, favorecendo a digestão, além de funcionar como diurético. Já o decoto de caules e folhas alivia febres e afecções nas vias respiratórias. O cataplasma das folhas age em queimaduras superficiais, furúnculos e dores de cabeça.

Miq.”, disponibilizado pela Revista Fitos, periódico científico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que a medicina popular atribui propriedades diuréticas à infusão (um tipo de chá) da raiz da capeba ingerida em jejum ou antes do almoço.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

A Caapeba é uma planta relativamente comum na América do Sul, encontrada nos limites de matas desde a Amazônia até a Mata Atlântica, nos estados de São Paulo e Paraná.

Essa planta é conhecida popularmente como "carrapicho", comum em todo o Brasil. É muito resistente, o que favorece o cultivo para o uso comercial.

“Substâncias estimulantes podem elevar a pressão arterial, como pimenta, ginseng, cafeína, chá verde, chá preto e alcaçuz. Por isso, fórmulas emagrecedoras, ainda que compostas de produtos naturais, devem ser usadas sob supervisão médica”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.