Quais as contra indicações da cevada?

Perguntado por: rmata5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Apesar dos benefícios, a cevada tem a desvantagem de conter glúten e apresenta efeitos colaterais se for tomada em excesso. Por ser uma fibra dietética solúvel, a cevada pode procurar gases intestinais ou flatos e não é indicada para quem sofre de estômago sensível.

Polvilhe cevada
Uma xícara de cevada por dia normaliza a pressão sanguínea em dois meses. Como funciona? A planta contém fibras solúveis, que reduzem o risco de hipertensão.

Tenho gastrite posso tomar cevada sem problema nenhum? Não é problema o consumo da cevada, mas das bebidas alcólicas sim.

As principais doenças que atacam a cevada são mancha marrom (Bipolaris sorokiniana), mancha reticular (Drechslera teres), oídio (Blumeria graminis f.

Ainda por ser rica em fibras, a cevada ajuda na digestão e na redução de colesterol. Uma bebida 100% cevada também é antioxidante e ajuda na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos.

As propriedades da cevada são muitas. O grão auxilia no crescimento, no aprendizado, na formação e na manutenção da saúde dos ossos e dentes. Também tem ação antioxidante, o que ajuda no sistema imunológico e na luta contra o envelhecimento precoce.

A cevada é rica em vitaminas A, B, C e K e possui minerais como cálcio, selênio, cobre, zinco, fósforo além de mais 20 aminoácidos que são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo.

O consumo regular de Água de Cevada é considerado como um dos remédios naturais mais eficazes para pedras nos rins, uma vez que pode criar uma pressão na bexiga e facilitar o processo de eliminação de cálculos renais. A Água de Cevada ajuda a manter o equilíbrio do pH em nosso corpo, tornando-o alcalino.

Reduz o estresse e sintomas da ansiedade
Por isso, graças à ação calmante, pode aliviar o estresse e seus sintomas, bem como a ansiedade e seus efeitos colaterais.

Para os diabéticos, a cevada também pode ser indicada como modo de substituição ao arroz, se preparada cozida. “Por ter uma absorção mais lenta, gera menor teor de glicose e tem menos chances de causar um pico glicêmico”, analisa Andrea.

O glúten, uma proteína encontrada em determinados grãos, como a cevada, o centeio e o trigo, pode causar ou intensificar os sintomas do refluxo. Evitar o glúten na dieta pode fazer a diferença.

O café de cevada é considerado mais saudável do que o tradicional por não conter cafeína e ainda oferecer todas as propriedades nutricionais e medicinais que o cereal contém. Os gladiadores romanos eram prova incontestável de que a cevada é um alimento poderoso e muito saudável.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

Quando se ouve falar em cevada, a primeira coisa que vem à mente é a fabricação de cerveja, e não os benefícios que ela pode trazer para a saúde. Mas saiba que ela é altamente nutritiva, e pode ser uma boa opção para variar o cardápio e incluir mais fibras na alimentação diária.