Quais as contas que entram na DRE?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

Como estruturar a DRE?

  • Receita Bruta;
  • (-) Deduções e Abatimentos;
  • (=) Receita Líquida;
  • (-) CPV (Custo de Produtos Vendidos) ou CMV (Custos de Mercadorias Vendidas);
  • (=) Lucro Bruto;
  • (-) Despesas com Vendas;
  • (-) Despesas Administrativas;
  • (-) Despesas Financeiras;

Contas de resultado
São aquelas em que registramos as despesas e as receitas. Quando representam despesas são denominadas de devedora e terão sempre o saldo devedor, e quando representam as receitas são denominadas de credoras e terão sempre o saldo credor.

Estrutura do Demonstrativo de Resultado do Exercício
De forma resumida, o DRE é estruturado com a demonstração de receitas, despesas e depois lucro. Mas há componentes intermediários importantes de serem entendidos para a gestão financeira e empresarial.

Quais são os passos para elaborar uma DRE?

  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

No Passivo, pois na DRE são os lançamentos referente à operação da empresa que refletem no lucro.

As despesas operacionais são aquelas relacionadas com o funcionamento diário de uma empresa. Por isso, elas não incluem pagamentos como impostos ou aqueles associados à fabricação dos produtos comercializados. Esse tipo de despesa integra a gestão financeira da companhia.

O que são despesas administrativas? As despesas administrativas são aquelas que não estão relacionadas diretamente à produção da empresa, ou seja, com o produto/serviço que ela oferece ao cliente final. De outra forma, esses gastos estão relacionados ao back-office do negócio.

As contas patrimoniais são classificadas como Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. As contas ativas abrigam os bens e os direitos, já nas contas passivas são registradas as obrigações com terceiros e o capital pertencente aos sócios e acionistas são alocados no Patrimônio Líquido.

Contas patrimoniais são aquelas que contabilizam os ativos (bens e direitos) e os passivos de uma empresa.

Resumindo, as contas patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as contas de resultado são divididas em natureza devedora e credora, sendo que a primeira traz as despesas e a segunda, as receitas dessa empresa.

Para os Grupos deste relatório, fica a seu critério definir quais despesas serão categorizadas como Despesas Operacionais, Administrativas, Comerciais e como Não Operacionais.

Lembrando que o CMV geral do negócio pode ser encontrado no DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), onde os custos de mercadorias vendidas são separados das outras despesas do negócio, mostrando exatamente qual o lucro bruto e o resultado líquido da empresa.

Na apuração do resultado do exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício. Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelas contas correntes.

PASSO A PASSO - Como montar um DRE do zero

  1. Levantamento das informações de receitas e deduções. Se você utiliza um sistema de gestão: ...
  2. Levante o valor dos impostos. Se sua empresa é do regime lucro real ou presumido: ...
  3. Informe seu custo de venda. ...
  4. Levante suas despesas. ...
  5. Resultado. ...
  6. Revisão e análises.

O modelo DRE que sua empresa deve seguir é:

  1. Receita bruta. (–) deduções.
  2. = receita líquida. (–) custo de mercadoria ou serviço vendido.
  3. = lucro bruto. (–) despesas com vendas. (–) despesas administrativas. ...
  4. = resultado operacional líquido. (–) despesas extra operacionais.
  5. = resultado antes IR e CS. (–) provisões IR e CS.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um importante documento contábil-financeiro que apresenta as receitas, custos e despesas de uma empresa em um determinado período de tempo, normalmente um ano fiscal.