Quais as consequências do remorso?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Se esse sentimento de culpa continuar a crescer na mente de uma pessoa, provavelmente, ela adoecerá. À medida em que o remorso aumenta, um desgaste emocional toma conta do indivíduo. De acordo com alguns profissionais da saúde, os sentimentos negativos são capazes de fazer mal para uma pessoa.

Vejo algo de positivo no remorso pois indica que o ato foi pensado, refletido e chegou-se a uma conclusão: houve danos à uma ou mais pessoas, ou seja, demonstra certa consciência e desejo de não repetir o ato em situações futuras.

No remorso experimentamos também a sensação de arrependimento. É como se fosse uma tristeza dupla: pelo erro que cometemos e pelos danos que causamos a terceiros. O arrependimento não carrega o remorso, obrigatoriamente. Isso porque nem todos sentem culpa e quase sempre não existe um dano a uma segunda pessoa.

O que é remorso? Em suma, o significado de remorso diz respeito ao arrependimento de uma pessoa em relação aos erros cometidos. Ou seja, um indivíduo sente a culpa por sua falha, especialmente quando afeta a vida de outra pessoa.

“O arrependimento nunca é prejudicial, já o remorso, pode ser. O arrependimento vai produzir torpor, abatimento do ânimo, pode provocar um isolamento temporário e choro, tudo a depender do que se viveu e da intensidade do fato. Mas, o arrependimento não leva à autodestruição e autopunição, mas sim à vontade de mudança.

A despersonalização, apesar de ser reconhecida como transtorno há décadas, ainda não é amplamente conhecida pela comunidade médica.

As pessoas que mais sofrem com a consciência pesada são aquelas que exigem demais de si e buscam acertar o tempo todo, esquecendo que erros podem ser cometidos por mais que se lute contra eles. Esse sentimento depende do quanto uma pessoa é rígida e severa com seus próprios pontos de vista.

Como se livrar do sentimento de culpa?

  1. Não use o termo culpa, troque por responsabilidade. ...
  2. Aprenda a se perdoar e lidar com os próprios erros. ...
  3. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Como assumir os próprios erros

  1. Reflita. Sempre que perceber que está tentando encontrar alguém ou algum fator externo para culpar a respeito de alguma frustração pessoal, tenha um momento de reflexão e faça um esforço para reverter a situação.
  2. Saia do modo automático. ...
  3. Saia do papel de vítima. ...
  4. Perdoe-se.

Como se libertar do arrependimento: especialistas dão dicas

  1. Pare de julgar o passado. Ao pensar em decisões antigas é possível acreditar erroneamente que se fez a escolha errada, o que piora o arrependimento. ...
  2. Aceite a inação. ...
  3. Busque sabedoria interna. ...
  4. Avalie a situação. ...
  5. Empregue o pensamento otimista. ...
  6. Tenha uma vida ativa.

O culpado não consegue perdoar-se; por isso também não consegue perdoar. Já o arrependido perdoa porque deseja ser perdoado por si e pelos outros. Essa é a principal diferença entre eles.

O arrependimento, além de um sentimento, é também um modo de pensar no qual a pessoa não consegue deixar de ruminar ou reviver um evento ou imaginar outras ações que poderia ter tomado. O arrependimento pode se tornar um fardo muito doloroso que interfere na felicidade, gera mágoa e limita o futuro.

Ausência de remorso ou culpa: O indivíduo não se sente mal ou culpado quando faz alguma coisa errada (excluindo o remorso expresso somente nas situações em que for pego e/ ou ao enfrentar alguma punição). O indivíduo demonstra falta geral de preocupação quanto às consequências negativas de suas ações.

o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes. Diferentes dos seres humanos normais, que possuem diversas formas de medo.

A seguir, damos algumas dicas de como lidar com a culpa e ficar mais leve.

  1. 1 – Seja mais indulgente com suas fraquezas. Não existe ninguém perfeito. ...
  2. 2 – Fale sobre como se sente em relação à situação de culpa. ...
  3. 3 – Culpa, não. ...
  4. 4 – Encare os erros como aprendizados. ...
  5. 5 – Ria dos seus deslizes. ...
  6. 6 – Livre-se da culpa.

O remorso refere-se a uma profunda angústia moral ou emocional por algo que fizemos que consideramos vergonhoso ou errado. É comparável à vergonha saudável, que chama nossa atenção e pode nos ajudar a orientar a vida e as pessoas de uma maneira mais sintonizada.