Quais as consequências de um soco no estômago?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

As lesões penetrantes ou contundentes podem cortar ou romper os órgãos abdominais e/ou os vasos sanguíneos. Uma lesão contundente pode provocar acúmulos de sangue dentro da estrutura de um órgão sólido (por exemplo, o fígado) ou na parede de um órgão oco (tal como o intestino delgado).

Alongamentos suaves dos músculos abdominais e contrações abdominais isométricas podem ajudar no processo de recuperação natural da função da musculatura. No entanto, tenha em mente que exceder o seu limite de dor pode comprometer o processo de recuperação. Portanto, qualquer movimento que cause dor deve ser evitado!

Os estiramentos dos músculos oblíquos do abdome, muitas vezes descritos como “estiramentos musculares laterais” são frequentemente observados nos esportes que envolvem movimentos complexos rotacionais do tronco (tênis, golfe, beisebol, arremessos e lançamentos), mas também acometem praticantes de saltos e corridas.

As vísceras mais atingidas no trauma abdominal aberto foram o intestino delgado, seguido de fígado, rins e cólon (Gráfico 6). Observou-se que os pacientes com trauma abdominal, também podem apresentar lesões associadas em outras regiões, caracterizando um politraumatizado (69,23%).

O baço é o principal órgão acometido em trauma abdominal contuso, mas nem sempre sua lesão indica abordagem cirúrgica.

Os sintomas incluem dor grave e súbita no tórax ou no abdômen e sensibilidade quando o abdômen é tocado. É usada uma radiografia ou tomografia computadorizada para fazer o diagnóstico.

Quando o estômago se rompe, as bilhões de bactérias que vivem dentro do órgão se espalham pela cavidade abdominal, onde se multiplicam. A consequente infecção causa dores abdominais agudas, tensionamento dos músculos abdominais, febre, enjoo, inchaço e vômito.

Reconhecimento das complicações do trauma abdominal
Os pacientes com piora súbita da dor abdominal nos dias após uma lesão devem suscitar suspeita de ruptura de hematoma em órgão sólido ou perfuração tardia de víscera oca, especialmente se apresentarem taquicardia e/ou hipotensão.

Deve-se inspecionar o abdômen em busca de sinais externos de trauma(por exemplo, abrasões, lacerações, contusões, marcas de cinto de segurança, orifíciosde ferimentos penetrantes ou entrada de projéteis, distensão abdominalprovocada pelo acúmulo de sangue, hematomas em parede abdominal, flancos,evisceração, sangramento ...

Por isso, reconhecer qual o melhor exame a ser solicitado para cada paciente, a fim de avaliar possíveis lesões, é fundamental na prática médica. São eles o raio-X de tórax, a tomografia computadorizada (TC) e o lavado peritoneal diagnóstico (LPD). E mais, a ultrassonografia FAST.

Muitas vezes, os si- nais e sintomas do choque, como palidez, sudorese fria, pulso rápido e fino ou ausente, cianose de extremidades, hipotensão arterial, são os únicos sinais do trauma abdominal, visto muitas vítimas estarem inconscientes, com sangramento invisível.

Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especializada em Saúde Postural e Dores Crônicas, encolher a barriga pode hiper tensionar os músculos superiores do abdômen e enfraquecer os músculos inferiores. “Em casos mais crônicos, a pessoa pode desenvolver a chamada síndrome da ampulheta.

A diástase abdominal acontece quando há a separação dos feixes do músculo reto abdominal. Apesar de ser mais comum em mulheres, a população masculina também pode ser acometida pela condição.

Resumo. Trauma abdominal aberto é quando um objeto perfura o indivíduo causando descontinuidade dos tecidos. Sua gravidade baseia-se, sobretudo na possível existência de uma lesão visceral podendo levar à morte imediata por hemorragias e choque ou, tardiamente, por infecções.

Complicações da úlcera no estômago
Perfuração na parede do estômago colocando-o em risco de infeções graves na cavidade abdominal (peritonite);

As principais causas de sangramento gastrointestinal são: úlceras pépticas; diverticulite; angiodisplasia.

Durante o bate-papo, os cirurgiões falaram sobre o tempo para completa cicatrização do estômago. Segundo Newton Kahawara, o tempo de cicatrização é de quatro semanas para recuperação de 90% da força tênsil e reforçou a necessidade de uma alimentação líquida com rigor.

Os sintomas mais comuns da úlcera péptica são a dor em queimação e a sensação de vazio na região do estômago. Na maioria dos casos, a dor aparece no jejum prolongado e melhora com a alimentação. Porém, em alguns pacientes, a dor piora algumas horas após as refeições.

Os sintomas relacionados a perfuração da úlcera incluem dor epigástrica grave de início súbito, sendo inicialmente epigástrica podendo se generalizar. Pode ocorrer hipotensão e taquicardia.

Condições para que a úlcera estomacal leve a uma perfuração
Esse desequilíbrio pode ser causado por diversos fatores, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, dieta inadequada, infecção pela bactéria Helicobacter pylori e uso de algumas medicações como anti-inflamatórios e AAS (ácido acetilsalicílico).

Continuar lendo Pode dar soco no vôlei?