Quais as consequências da raspagem da próstata?

Perguntado por: rbrito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

A uretra passa por dentro da próstata e o aparelho pode ferir a uretra. Por isso, pode ocasionar a estenose uretral, ou seja, estreitamento da uretra. Pode vir a ocorrer lentamente, até 5 anos depois da cirurgia. Por isso, ele pode causar estreitamento na uretra, afilando do jato urinário.

Nos casos de prostatectomia radical, a próstata e completamente retirada em conjunto com as vesículas seminais. Além disso, os ductos que trazem o liquido proveniente dos testículos, denominado deferentes, são interrompidos. Assim, pacientes submetidos a prostatectomias radicais não apresentam mais ejaculação.

Tem duas situações que a raspagem de próstata vai acontecer. Quando os medicamentos mesmo com doses altas ou doses máximas – as que o paciente pode tolerar – não estiverem resolvendo o quadro clínico, ou seja, uma qualidade de vida ruim mesmo com os medicamentos.

Os principais efeitos colaterais da prostatectomia radical são a incontinência urinária e a disfunção erétil (impotência). Entretanto, esses efeitos também podem ser provocados por outras formas de tratamento.

Para responder de forma mais resumida como fica a vida sexual após a retirada da próstata, é perdida de forma permanente a fertilidade e também há a perda da capacidade de ter ou manter uma ereção, o que pode ser permanente ou apenas temporário.

A maioria dos pacientes apresenta algum grau de incontinência urinária que normalmente se resolve num intervalo de três a doze meses após a cirurgia radical da próstata.

Coberto por poucos planos de saúde, o procedimento custa R$ 25 mil.

Ressecção transuretral de próstata (RTUP ou TURP): um aparelho com câmera é colocado através da uretra até a próstata (sem cortes na pele), onde o tecido interno da próstata é removido (faz-se um túnel no tecido da próstata para a urina passar pelo canal). Pode ser realizada por meio de um laser ou bisturi bipolar.

Após a cirurgia o paciente permanece com uma sonda (cateter) inserido dentro da bexiga que serve para moldar a área operada até a completa cicatrização. O tempo de uso da sonda varia, porém a média é de 2-3 semanas.

O tempo de permanência hospitalar varia de 12 horas a 1 dia. Após a retirada da sonda urinária espera-se a primeira micção (fazer xixi) antes da alta.

Como retomar uma vida sexual ativa? Costumamos recomendar uso diário de tadalafila 5mg por 6 meses, após a cirurgia para tratamento de câncer de próstata, pois há evidência que essa conduta melhora a qualidade de ereção do paciente a médio longo prazo.

Quando o paciente apresenta incontinência urinária após a cirurgia de próstata, um dos principais exercícios fisioterapêuticos aplicados são os exercícios de Kegel. Os exercícios de Kegel são simples e consistem em contrações dos músculos do pavimento pélvico. Isso evita eventuais micções ou dejeções.

As complicações estão relacionadas com o tempo operatório.
Por isso, pode ocasionar a estenose uretral, ou seja, estreitamento da uretra. Pode vir a ocorrer lentamente, até 5 anos depois da cirurgia. Por isso, ele pode causar estreitamento na uretra, afilando do jato urinário.

Os principais efeitos adversos das cirurgias de próstata são a incontinência urinária (quando o homem não é capaz de controlar a urina) e a disfunção erétil (impotência e dificuldade de obter ou manter a ereção). Quanto mais avançada a idade, maior o risco de esses eventos ocorrerem.

A pesquisa mostrou que o Viagra pode beneficiar pacientes que se submeteram à retirada total da próstata, possibilitando o retorno espontâneo das ereções, informou o laboratório Pfizer, que desenvolveu a molécula ativa Sildenafil.

A cirurgia da próstata é indicada quando o paciente é diagnosticado com um câncer nessa glândula.