Quais as condições para dizer que determinada lei pode ser recepcionada pela CF 88?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Enfatizamos que a recepção depende somente de que exista uma compatibilidade material (compatibilidade quanto ao conteúdo) entre as normas infraconstitucionais anteriores e a nova Constituição; a compatibilidade formal não é necessária.

III - para que uma lei seja recepcionada pela nova Constituição è indispensável que haja compatibilidade formal e material. IV - Pela teoria da desconstitucionalização, ainda que compatíveis com a nova ordem, as normas da Constituição anterior não podem ser recepcionadas com status de norma infraconstitucional.

É a entrada em vigor, no novo ordenamento jurídico, das normas infraconstitucionais anteriores cujo conteúdo seja compatível com a nova constituição.

Pode-se conceituar a recepção como fenômeno pelo qual uma nova Constituição ou uma nova emenda constitucional recebe como válidas as normas infraconstitucionais anteriores que forem materialmente compatíveis com o novo texto.

Significa dizer que as normas infraconstitucionais que contrariem formalmente a nova Constituição podem continuar prevalecendo, mas devem ser alteradas de acordo com a nova determinação constitucional. Um exemplo disso é o Código Penal que teve origem como um decreto-lei, mas foi recepcionado como lei ordinária.

A legislação infraconstitucional vigente numa ordem constitucional anterior que não contrariar os dispositivos de uma nova Constituição recém-promulgada continuará a ter validade, sendo, portanto, recepcionada pelo novo ordenamento jurídico constitucional.

É o fenômeno pelo qual as normas da Constituição anterior, desde que compatíveis com a nova ordem, permanecem em vigor, mas com o status de lei infraconstitucional. Assim, as normas da Constituição anterior são recepcionadas com o status de norma infraconstitucional pela nova ordem.

Explica-se: com o advento de nova Constituição, a ordem normativa anterior, comum, perde seu antigo fundamento de validade para, em face da recepção, ganhar novo suporte. Da mesma forma, aquela legislação, ao ser recebida, ganha a natureza que a Constituição nova atribui a atos regentes de certas matérias.

A concepção de Constituição aberta está relacionada à participação da sociedade quando da proposição de alterações politicamente relevantes no texto da Constituição do país. Devido às características do poder constituinte originário, as normas de uma nova Constituição prevalecem sobre o direito adquirido.

A contrário sensu , as normas infraconstitucionais anteriores à nova Constituição , e com ela incompatíveis, serão revogadas, por falta de recepção. Não se trata, portanto, de inconstitucionalidade superveniente, a qual não é admitida pelo STF.

Quando uma constituição enquanto norma fundamental for criada, todas as leis que forem incompatíveis com a nova ordem jurídica serão automaticamente revogadas. Trata-se do fenômeno da não recepção.

Qual a diferença entre portaria e recepção? Nenhuma. Nos dias atuais o porteiro e o recepcionista desempenham a mesma função. Ambos os profissionais recebem, identificam, atendem e organizam a recepção ou portaria.

A portaria e recepção é o local por onde transitam moradores, visitantes, funcionários e prestadores de serviço e deve receber atenção redobrada devido à grande movimentação. Geralmente esses locais contam com profissionais treinados e tecnologias específicas para o controle de acesso e gerenciamento do fluxo.

APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL N.
§ 3º: Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

Diz-se que, nesse caso, a lei complementar irá subsumir-se ao regime constitucional da lei ordinária. As leis ordinárias não podem tratar de tema reservado às leis complementares.