Quais as complicações que pode ocorrer na aplicação dos injetáveis?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Embora seja considerado um procedimento relativamente simples, vários estudos apontam que as injeções intramusculares podem apresentar complicações como a formação de abscessos, eritema, infiltrações no tecido subcutâneo, embolias e lesões nervosas.

As injeções intramusculares têm desvantagens que devem ser consideradas quando da sua escolha, entre elas, a possível lesão de nervos, músculos e va- sos sangüíneos. Tais acidentes podem ser minimizados pela habilidade e conhecimento de quem administra a injeção intramuscular(3).

Podem ocorrer: irritação tecidual local, dor, lesão óssea, punção de vasos sanguíneos causando hematomas, endurecimento local, lesão de nervos, volume inadequado para o músculo, rompimento de tecido muscular interferindo na mioglobina (marcador de IAM), distrofias, abscessos, reações alérgicas no caso de sensibilidade ...

Os efeitos da lesão do nervo ciático relacionadas com a injeção são variáveis, desde alterações sensoriais transitórias até paralisia e dormência permanente. As crianças afetadas podem não ser capazes de andar ou engatinhar e uma proporção significativa tem pé caído.

Sangramento no local de aplicação
É normal que uma pequena quantidade de sangue apareça durante a aplicação. Esse sangramento, que geralmente é causado quando a agulha atinge um vaso sanguíneo pequeno, pode ser interrompido, pressionando o local com algodão.

Se o gás presente na seringa for administrado no tecido subcutâneo ou muscular, não há risco para o paciente.

Nos casos que envolvem lesões mais severas do nervo, o paciente também pode apresentar quadros de fraqueza muscular em uma das pernas ou nas duas, o que poderá mudar o padrão da caminhada. Há casos de pacientes que também perdem a capacidade de controle da urina.

Consequências do erro relacionado à via de aplicação:
A aceleração da absorção pode também ocorrer, por exemplo, na aplicação de um medicamento no músculo quando o recomendado era a via subcutânea.

Além desse critério de aplicação e de dosagem outro acidente a ser evitado é o extravasamento do medicamento para fora da veia. Normalmente isso causa muita dor no local e pode inclusive necrosar a pele dependendo da substancia que esta sendo aplicada (principalmente com a quimioterapia).

Nos casos em que há presença de dor em excesso, vermelhidão, edema, formação de um abcesso, um profissional de saúde deve avaliar. Se necessário, o farmacêutico deve fazer um encaminhamento para avaliação médica.

Erros intencionais e não intencionais devem envolver: droga errada, paciente errado, medicação errada, dose errada, via de administração errada, horário errado, local errado de administração, medicação não prescrita, dose extra e medicações incompatíveis.

Alguns dos problemas mais comuns são intoxicação, reação alérgica, resistência no organismo, dependência, efeitos indesejados, dentre outros.

O erro mais frequente foi o de horário, definido como a administração do medicamento antes ou após 30 ou 60 minutos do horário prescrito. A frequência desse tipo de erro variou de 8,3% a 77,3%. O segundo mais recorrente foi o de dose errada, com frequências variando de 1,7% a 26,4%.

Os principais sintomas de problemas no nervo ciático são as dores na parte posterior da perna e glúteo, dores na perna em forma de choque, queimação e formigamento. Em casos mais graves, a ciatalgia pode causar perda de força e mobilidade dos membros inferiores.

pontadas nessa região do corpo; formigamento nos pés e nas pernas; dificuldade de andar e de se manter ereto; dormência na porção inferior do corpo.

REGIÃO DORSO-GL ÜTEA (DG) — Injeção no glúteo máximo. É o ângulo externo do quadrante superior externo da região glútea (porção superior dorsal dos músculos glúteos). Traça-se uma linha partindo da espinha ilíaca póstero-superior até o grande trocánter do fêmur.