Quais as cobras que comem pessoas?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Relatos de cobras capazes de comer seres humanos, no entanto, são raros. “Nesse caso, os ombros do homem seriam o único grande obstáculo para que a píton possa engolir a vítima”, diz Mary-Ruth Low, diretora de pesquisas e especialista em pítons do Zoológigo de Cingapura, à BBC.

Ela mata suas presas por meio de um processo de constrição, ao envolver-se no indivíduo. A constrição é tão forte que interrompe o fluxo sanguíneo, impedindo a chegada de oxigênio aos órgãos.

As cobras-do-cabo (Naja nivea) crescem até aproximadamente um metro e meio de comprimento, têm um veneno potente e foram encontradas envolvidas em canibalismo, comendo membros de sua própria espécie. SEMPRE SE DIZ que vivemos em um mundo cão. E não são apenas os cães – o canibalismo é comum no reino animal.

Oxyuranus microlepidotus

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

Mamíferos (como gambás, ouriços e mangustos); Aves (águias, falcões, aves secretário, corujas, emas e seriemas); Répteis (algumas espécies de cobras e lagartos); e alguns tubarões.

A cobra filmada devorando o gato é da espécie Eunectes murinus, também chamada de sucuri-verde. Esta espécie é a maior de sucuris que existe, sendo pesada e grande. Os machos podem alcançar uma média de 3,5 metros de comprimento, já as fêmeas adultas podem chegar a 5 metros.

Pode ser difícil de acreditar, mas a carne de cobra é comestível e saborosa. Na verdade, quando os Estados Unidos começaram a se desenvolver, a cobra era um prato popular e uma fonte de proteína, assim como o pato, faisão peru e coelho.

O corpo de uma cobra não contém veneno e é seguro para o consumo. Lave as mãos como se fosse manusear qualquer tipo de carne crua. É ilegal matar vários tipos de cobras (especialmente as venenosas).

Existem muitas lendas envolvendo a surucucu pico-de-jaca. Uma delas diz que esta cobra só anda em casal e que onde há uma delas significa que seu parceiro(a) está por perto.

"A jiboia atrai todo tipo de animal, é gente, é tudo. Ela atrai que o homem não a enxerga. Quanto mais velha, mais atraente fica.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

urutu-cruzeiro

A cobra urutu-cruzeiro é muito temida pela população brasileira. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o ditado "A urutu quando não mata aleija" é muito disseminado. O veneno dessa espécie é forte e a picada da cobra causa necrose na pele e pode levar à morte, se não tratada a tempo.

Gambá

Gambá é um dos únicos animais imunes ao veneno das serpentes; saiba por quê - Instituto Butantan.

Cobra-da-morte (Acanthophis antarcticus) é uma espécie de serpente da ordem Squamata sub-ordem Ofídia, família Elapidae. É semelhante à víbora, possui cabeça longa e triangular, corpo grosso e 80cm de comprimento. É encontrada na Austrália em locais secos, e é considerada uma das mais venenosas do mundo.

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

Ao encontrar uma cobra, a pessoa deve se afastar imediatamente. “As serpentes não têm tendência a atacar se não se sentirem ameaçadas”, afirma o pesquisador científico do Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantan Sávio Stefanini Sant'Anna.