Quais as classes sociais dos hebreus?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O povo hebreu vivia sob um regime monárquico, onde o rei controlava todos os poderes. A sociedade era hierarquizada e contava com a monarquia, os sacerdotes, os anciãos e a base da pirâmide social.

A disputa entre as tribos causou a separação dos hebreus em dois diferentes Estados. O Reino de Judá, formado pelas tribos de Benjamim e Judá, foi controlado por Roboão, filho do rei Salomão. As dez tribos restantes formaram o Reino de Israel, dominado por Jeroboão, com capital em Samaria.

- Pirâmide social formada pela família real, fazendeiros e sacerdotes no topo, tendo abaixo deles os comerciantes e burocratas, e abaixo sustentando a sociedade os pastores, camponeses e escravos.

GOVERNO OU ERA DOS PATRIARCAS
Os hebreus eram dirigidos por patriarcas, estes eram líderes políticos, que eram encarados como o “pai” da comunidade. O primeiro grande líder, ou patriarca hebreu foi Abraão, segundo o antigo testamento. Abraão era mesopotâmico, originário de Ur, da Caldéia.

Os hebreus eram monoteístas e cultuavam a Javé.

400 anos

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

A história hebraica é dividida em três fases: dos patriarcas, dos juízes e dos reis. Por volta do século I d.C., começaram a fugir de sua terra por causa da perseguição dos romanos.

A história política dos hebreus é dividida em três período: Períodos dos Patriarcas, Período dos Juízes, Período dos Reis.

Os hebreus, escravizados pelos egípcios, conseguiram sua libertação por meio de Moisés, em aproximadamente 1300 a.C.

Os Patriarcas eram os membros mais velhos e os líderes das tribos. O primeiro Patriarca foi Abraão. Os principais patriarcas hebreus, foram : Abraão , Isaac, Jacó (também chamado Israel, daí o nome israelita), Moisés e Josué.

Sua sociedade era dividida em uma pirâmide social, tendo no topo o faraó e sua família, seguidos pelos sacerdotes e aristocratas, depois pelos militares e escribas, em sequência pelos artesãos e comerciantes e, na base da pirâmide, pelos escravos e camponeses (em sua maioria escravos de guerras).

Atualmente, a região em que vivem os hebreus, no Estado de Israel, continua sendo foco de conflitos.

A economia do povo hebreu pode ser dividida nas fases nômade e sedentária. Na primeira fase os hebreus eram pastores nômades e criavam ovelhas e cabras, na segunda fase os costumes nômades foram deixados e, quando estavam fixados na Palestina, passaram a desenvolver a agricultura e o comércio, tornando-se sedentários.

Ramsés 2º

A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés.

As narrativas patriarcais (Gênesis, capítulos 12 a 50) de Abraão, Isaque, Jacó e seus filhos formam como que o “prólogo da história de Israel” ou, mais precisamente, a “pré-história de Israel”.

N existem somente duas raças e a cultura judaica não é possessão branca ou negra mas semita. Tem varios povos de pele clara ou parda no continente africano. Provavelmente ele era de cor parda, e nao loiro ou negro por ser do continente africano...

Os relatos bíblicos contam que os hebreus são descendentes diretos de Abraão e vieram da Mesopotâmia para Canaã, por volta do século XX a.C. Nesse relato, Abraão era um pastor seminômade que morava em Ur, quando recebeu uma profecia de Deus que o fez abandonar a sua terra em busca de uma “terra prometida”.

Significado de hebreu
Relativo aos hebreus, povo semita da Antiguidade que, descendente de Abraão e antepassado dos judeus, professa a religião de um só Deus, sendo sua história relatada na Bíblia pelo Velho Testamento; hebraico. Indivíduo dos hebreus; israelita ou judeu.

A chegada dos hebreus no Egito aconteceu no mesmo momento em que a região estava sob domínio dos hicsos, povo que também tinha origens semitas. Com a retomada do controle territorial, os egípcios escravizaram os hebreus, como os israelitas eram próximos aos hicsos, ambos foram considerados inimigos pelo faraó.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

Por volta de 1100 a.C., o império egípcio foi novamente dividido em Alto e Baixo Egito. A dissolução acabou permitindo que os assírios avançassem sob o território. Em 662 a.C., o rei Assurbanipal conseguiu subjugar o politicamente combalido governo egípcio. Daí em diante, outras civilizações dominaram o Egito.