Quais as cirurgias que precisam entubar?

Perguntado por: agil . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Quando é preciso fazer anestesia geral

  • Rinoplastia;
  • Lifting facial ou ritidoplastia;
  • Abdominoplastia;
  • Mamoplastia redutora;
  • Lipoaspiração e lipoescultura de muitas áreas;
  • Cirurgia plástica em crianças.

A intubação traqueal, endotraqueal ou intubação orotraqueal (IOT) é um procedimento que visa preservar a respiração do paciente durante cirurgias que envolvem anestesia geral, ou em quadros de complicação respiratória grave.

O tipo de anestesia realizada para essa cirurgia é a geral, no qual o paciente dorme e tem que ser entubado.

É muito raro o médico usar a anestesia geral para colocar próteses de silicone. Na área de cirurgia plástica, ela é mais comum quando o objetivo é realizar mais de um procedimento, como uma abdominoplastia combinada com mamoplastia, por exemplo. Esse tipo de anestésico leva a paciente ao estado total de inconsciência.

Neste o médico insere um tubo desde a boca do paciente até à traqueia, de forma a manter uma via aberta até o pulmão e garantir a respiração adequada. Esse tubo é ainda conectado a um equipamento (respirador), que substitui a função dos músculos respiratórios, empurrando o ar para os pulmões.

O professor Pasquale esclarece que no dicionário Houaiss está que intubar é realizar uma intubação enquanto que entubar, entre outros significados, é dar feição ou forma de tubo.

Os principais objetivos da sedação são: adaptar o paciente a ventilação mecânica; aliviar a ansiedade e a dor, controlando a agitação psicomotora; atenuar a resposta ao estresse; modular o metabolismo cerebral, auxiliando no manejo da hipertensão intracraniana; e diminuir a responsividade ao ambiente, facilitando o ...

Anestesia tópica para entubação
Alternativamente, lidocaína a 4% pode ser nebulizada e inalada via máscara facial. Cuidado é necessário ao utilizar benzocaína porque pode causar metemoglobinemia.

Anestesia geral para abdominoplastia
É necessária a intubação traqueal, ou seja, é inserido um tubo pela traqueia para preservar a respiração do paciente. São feitas medicações para controlar a dor, as náuseas e vômitos. A principal vantagem dessa técnica é que ela é útil para cirurgias em qualquer parte do corpo.

Quanto tempo dura uma anestesia? A anestesia geral ou a regional dura o tempo necessário para que o procedimento seja realizado, oferecendo ainda a supressão da dor por tempo variável após o exame ou cirurgia.

Como os músculos entram em um estado profundo de relaxamento, o paciente não conseguiria mais impedir que a saliva entrasse nas vias aéreas. Por isso, a anestesia geral requer intubação e ventilação mecânica, que são feitas pelo anestesista.

RESOLVE: Art. 1º É privativo do Enfermeiro, no âmbito da equipe de enfermagem, a utilização dos Dispositivos Extraglóticos (DEG) para acesso à via aérea, exclusivamente, em situação de iminente risco de morte.

A intubação traqueal é mais comumente realizado na posição supina, mas estudos recentes sugerem que a elevação da cabeça do paciente diminui complicações.

Qual tipo de anestesia é utilizada na cirurgia de pedra na vesícula? Em qualquer uma das duas cirurgias, o paciente recebe anestesia geral. Antes da anestesia, o paciente precisa fazer um jejum de alimentos sólidos de pelo menos 8 horas.

A intubação com paciente acordado (IPA) consiste na introdução do tubo orotraqueal com o paciente acordado, colaborativo e em ventilação espontânea, sendo realizado por videolaringoscopia ou broncoscopia. É considerada a técnica padrão-ouro em adultos para casos de via aérea difícil previamente reconhecida.

A anestesia para a mastopexia ideal é a peridural com sedação. Porém, médicos inexperientes em cirurgia plástica costumam optar pela anestesia geral. Ela, além de ser mais invasiva, por necessitar que a paciente seja entubada, também traz uma recuperação mais dolorosa e aumenta os riscos de trombose.

"Mesmo o grupo de pacientes mais graves têm uma grande variedade. Alguns ficam três a cinco dias intubados, outros precisam de ventilação mecânica por semanas e, às vezes, até mais de um mês", explica o médico intensivista.

Como é feita a sedação? O sedativo pode ser por via oral, intramuscular, endovenoso ou via inalatória. No caso da técnica de sedação via oral, o paciente recebe um comprimido ou líquido (em caso de crianças). A via intramuscular é feita através de uma injeção normalmente no músculo do glúteo.