Quais as chances de um teratoma ser maligno?

Perguntado por: earaujo6 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Raramente, o teratoma maduro pode se transformar em um câncer. A transformação maligna ocorre em apenas em 0,5 a 2% dos casos.

O Teratoma pode virar Câncer
Teratoma imaturo; Transformação maligna de uma das linhagens celulares.

O teratoma maduro é o tumor de ovário de células germinativas mais frequente. É um tumor benigno que geralmente afeta mulheres em idade reprodutiva. É muitas vezes chamado de cisto dermoide. Esses tumores ou cistos podem conter diferentes tipos de tecidos benignos, incluindo, osso, cabelo e dentes.

Teratoma pode ter dentes, cabelos e até unhas
Ele acontece por uma diferenciação de parte das células dos ovários, chamadas de germinativas, que se proliferam de forma desordenada e, quando maligno, corresponde a um câncer de ovário e exige tratamento específico.

Em relação a fertilidade feminina, o teratoma no ovário não impede a mulher de engravidar. Entretanto, recomenda-se retirar o teratoma antes de engravidar. Isso porque as alterações hormonais do período gestacional podem estimular o crescimento do tumor e colocar a gravidez em risco.

Um teratoma é um tumor congênito (presente antes do nascimento) formado por diferentes tipos de tecido. Teratomas em recém-nascidos são geralmente benignos e não se espalham pelo organismo. Eles podem, no entanto, ser malignos, dependendo da maturidade e de outros tipos de células que podem estar envolvidos.

O tempo de cirurgia varia de acordo com o tipo de cisto ovariano e seu tamanho. Em média, duram de 1 a 2 horas.

A maioria dos teratomas são assintomáticos e diagnosticados incidentalmente. No entanto, se a lesão apresenta crescimento, pode causar sintomas compressivos como dor local (devido ao efeito da massa), inchaço e até mesmo sensação de pressão em alguma parte do corpo.

INTRODUÇÃO: O teratoma maduro de ovário, também chamado de cisto dermóide, corresponde a cerca de 20% dos tumores ovarianos em mulheres na idade fértil. A taxa de recidiva em ovário ipsilateral após ressecção do tumor varia na literatura, sendo estimada entre 3 e 5%.

Embora a maioria dos cistos seja benigna, uma pequena porcentagem pode ser maligna. Às vezes, a única maneira de saber com certeza se o cisto é maligno é removê-lo cirurgicamente. Os cistos benignos podem ser acompanhados por exames de imagem ou removidos cirurgicamente.

Se o tumor for maligno, o tratamento também pode incluir quimioterapia e radioterapia . Como prevenir o teratoma? Não há como prevenir a ocorrência do teratoma.

A conduta pode ser expectante, com acompanhamento rigoroso médico. Mas, converse com seu ginecologista.

Além desses, existem outros tipos de cistos que não têm relação com o ciclo menstrual: Cistos dermoides – também chamados de teratomas, podem conter tecido, como cabelo, pele ou dentes, porque eles se formam a partir de células embrionárias.

Os teratomas imaturos são tumores malignos raros, geralmente unilaterais, sólidos, formados por tecidos indife- renciados dos três folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme. A sua classificação é baseada na quantidade e no grau de imaturidade celular do componente neuroectodérmico (graus 1 a 3).