Quais as chances de um cachorro vacinado pegar cinomose?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Dessa forma, fica claro que que a vacina é uma excelente maneira de prevenir essa doença. Entretanto é preciso saber que ela não elimina 100% o risco de infecção.

Viratec® 10 CVL é uma vacina importada que protege contra as principais doenças infecciosas de cães: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, doença respiratória causada pelo adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavirose e leptospirose canina.

15 dias

O período de incubação do vírus varia de três a 15 dias, sendo que os primeiros sintomas aparecem após uma ou duas semanas.

São baixas as chances de um cachorro que já teve cinomose contrair a doença de novo. A estimativa é de que isso aconteça em apenas 2% dos casos. O animal acaba adquirindo imunidade depois de ser exposto ao vírus, então ele fica mais protegido.

O que devo fazer no ambiente contaminado? Em ambientes contaminados pelo vírus da Cinomose, é necessário fazer uma boa limpeza com detergentes comuns. Para garantir, reforce a limpeza com hipoclorito de sódio — mas lembre-se de não misturar os produtos.

O primeiro sintoma de cinomose em cães, geralmente é uma secreção nos olhos, seguida de febre, perda de apetite e secreção nasal clara. A maioria dos cães desenvolve febre aproximadamente de 3 a 6 dias após a infecção, mas os sintomas iniciais dependem da gravidade do caso e de como o paciente reage a ele.

A maneira mais eficaz de evitar que seu cão pegue cinomose é mantendo suas vacinas em dia. A vacina múltipla protege contra cinomose e várias outras doenças, e deve ter a primeira dose administrada ao cão ainda quando filhote. Manter seu cão com as vacinas em dia é um ato de amor.

NÃO existe um remédio caseiro que cure a Cinomose!
Tanto a Cinomose quanto a Parvovirose são doenças virais graves que podem afetar cães e ainda não possuem remédios específicos para combatê-las.

três meses

Diferentemente de outras doenças caninas, o vírus pode sobreviver por até três meses no ambiente. Porém, ele não resiste a uma boa limpeza: é destruído por qualquer tipo de desinfetante.

Após essas aplicações o cão adulto deve ser vacinado com a V10 anualmente.

1) Quanto tempo dura a cinomose no cão? A cinomose canina dura, em média, 14 dias em cães saudáveis e com uma imunidade boa. Os sintomas geralmente desaparecem após esse período. Já em cachorros debilitados ou com alguma fragilidade, a infecção pode permanecer por um período de dois a três meses.

O teste deve ser realizado utilizando secreção ocular (conjuntiva) ou descarga nasal de cães. A amostra deve ser coletada e manuseada conforme métodos padronizados pelo estabelecimento para a coleta de secreções. Após a coleta da amostra utilizando o swab, ela deve ser testada imediatamente.

A cinomose se apresenta em fases, iniciando quase sempre pela fase digestiva (perda de apetite, vômito, diarréia), fase respiratória (pneumonia, secreção purulenta) e fase neurológica (encefalite, mioclonia, convulsões, ataxia).

A terceira fase da cinomose é ainda mais crítica para o bichinho. Ela começa a atacar o sistema nervoso e pode deixar sequelas no cãozinho.

Reação em cadeia da polimerase (PCR):

Reação em cadeia da polimerase (PCR): como o vírus da cinomose é um RNA vírus, utiliza-se uma técnica de RT-PCR para a obtenção de fitas de DNA que são posteriormente amplificadas. A maioria dos testes detecta o gene que codifica a proteína nucleocapsídeo do vírus.

Afinal, como aumentar a imunidade do cachorro?

  1. Tenha um cuidado especial com a alimentação.
  2. Dê petiscos naturais.
  3. Caminhadas e exercícios.
  4. Mantenha a vermifugação e a vacinação em dia.