Quais as chances de cura do câncer de testículo?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Câncer de Testículo é o câncer mais comum em homens entre as idades de 15 e 35 anos. A disponibilidade de terapias efetivas e o desenvolvimento de marcadores bastante sensíveis facilitam o manejo da doença elevando as chances de cura para até 95%.

Após a cirurgia, existem várias opções de tratamento: Observação vigilante. Se o tumor se disseminou, muitas vezes, a opção preferida é observar clinicamente durante 10 anos, com tratamentos como a radioterapia ou quimioterapia somente se ocorrer a disseminação da doença.

O sinal mais comum da doença é o surgimento de um nódulo (caroço) duro, geralmente indolor. Outras alterações nos testículos podem indicar a presença do tumor, como aumento ou diminuição no tamanho do glândula ou endurecimento da glândula.

Fatores de risco
O principal fator associado ao câncer testicular é a criptorquidia (testículos posicionados fora da bolsa escrotal). Indivíduos com essa anormalidade possuem um risco 50 vezes maior de desenvolver câncer. Outro grupo com maior incidência de câncer de testículo são os homens portadores de infertilidade.

um procedimento particular deve ficar entre 10 a 15 mil reais.

O tempo de recuperação dessa cirurgia pode variar entre 2 a 6 semanas, com repouso relativo e uso de suspensório escrotal ou cuecas mais justas para ajudar a diminuir a dor e o edema no local, facilitando a recuperação pós-operatória.

Os dois principais subtipos destes tumores são: Seminoma clássico. Representam mais de 95% dos casos e geralmente ocorrem em homens entre 25 a 45 anos. Seminoma espermatocítico.

Se ambos os testículos são removidos, as células espermáticas não podem ser produzidas e o homem torna-se estéril. Além disso, sem testículos, o homem não produz mais testosterona (hormônio sexual masculino). Ele terá de tomar suplementos hormonais, sob a forma de gel ou adesivo.

O câncer de testículo ou seu tratamento pode tornar o homem infértil. Antes do início do tratamento, os homens que querem ter filhos podem considerar o armazenamento do sêmen em um banco de esperma para uso posterior.

Para confirmar o diagnóstico, uma vez que o paciente apresente os sintomas de câncer nos testículos, são realizados o exame de ultrassom da região, além da tomografia computadorizada.

Portanto, sim, existe uma relação entre a criptorquidia e a infertilidade. Contudo, não é correto afirmar que o homem que tem apenas um testículo seja, com certeza, infértil.

Os testículos podem permanecer inchaços por causa do processo inflamatório da cirurgia por algumas semanas. Em alguns casos nunca voltarão ao estado prévio. Procure o seu urologista para uma reavaliação.

O que você faz é doar um de seus testículos e substituir por uma bola artificial. Após 14 dias, você recebe um cheque de US $ 35.000”, diz Parisi. Quando não está envolvido com testes médicos, Mark Parisi trabalha em um mercado e em uma padaria.

O valor do testículo é US$ 35 mil (R$ 80,3 mil).

Raquianestesia é suficiente para realizar a orquiectomia. Pode-se realizar uma sedação caso necessário.

A prótese testicular de boa qualidade deve durar toda vida.

O procedimento é feito com raquianestesia. São necessárias duas incisões, sendo uma na região da virilha e outra na bolsa testicular. O testículo é identificado próximo à virilha, liberado e reposicionado em seu local normal na bolsa testicular.

Várias neoplasias são passíveis de cura, principalmente quando diagnosticadas precocemente. O primeiro passo é identificar a região, o tipo e o estágio em que o tumor se encontra. No caso das neoplasias benignas, muitos quadros são resolvidos pela remoção do tumor, não sendo necessários outros tratamentos.

Geralmente, a orquiectomia é realizada desta forma, quando é encontrado um nódulo num testículo, por exemplo, de forma a poder testar este tecido e perceber se tem câncer, já que uma biopsia regular pode fazer com que este se espalhe pelo corpo.