Quais são as chances de cura do câncer de intestino?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Um câncer de intestino identificado no estágio inicial tem mais de 95% de chances de cura. No estágio mais avançado, a sobrevida gira em torno de 60% em cinco anos. Entre 2019 e 2020, segundo o Atlas de Mortalidade do Câncer do Inca, o DF teve 583 óbitos por câncer de intestino.

Com diagnóstico precoce, câncer do intestino tem até 95% de chances de cura.

Nas fases mais avançadas podem surgir sintomas como dor ou desconforto abdominal, alteração do hábito intestinal (sangramento ou alteração no formato das fezes, sensação de evacuação incompleta), dor anal, emagrecimento sem causa (sem dieta ou atividade física), anemia, fraqueza.

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.

A cirurgia é geralmente o tratamento inicial para os tumores de cólon que não se disseminaram para outros órgãos, podendo também ser administrada quimioterapia adjuvante. A maioria dos tratamentos adjuvantes é administrado durante cerca de 6 meses.

Confira a seguir os sete tipos de câncer com maior chance de êxito nos tratamentos, de acordo com a American Cancer Society:

  • Câncer de mama. ...
  • Câncer de próstata. ...
  • Câncer testicular. ...
  • Câncer de tireoide. ...
  • Melanoma. ...
  • Câncer do colo do útero. ...
  • Linfoma de Hodgkin.

fumo; consumo freqüente de bebida alcoólica; idade acima de 50 anos; história de pólipos colorretais e de doenças inflamatórias do intestino.

Quando o câncer se espalha, ele pode formar novos tumores, chamados de metástases. As células cancerosas podem se espalhar através da corrente sanguínea ou sistema linfático. O câncer metastático de cólon ou reto se espalha geralmente primeiro para o fígado ou pulmões.

O câncer colorretal é das neoplasias malignas que mais mata atualmente. Não existem sintomas que permitam o diagnóstico nas fases iniciais da doença, por isso é fundamental avaliação médica para determinar a necessidade de exames de rastreamento, como a colonoscopia.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Estágio 1: o tumor atingiu a mucosa e submucosa; Estágio 2: o tumor atingiu a serosa que recobre o intestino; Estágio 3: o tumor acometeu os linfonodos ao redor do intestino; Estágio 4: as células tumorais migraram para outros órgãos.

Quais fatores podem causar o câncer no intestino?

  • Estilo de vida. ...
  • Gordura corporal em excesso. ...
  • Tabagismo. ...
  • Consumo exagerado de álcool. ...
  • Sangue nas fezes. ...
  • Mudanças no hábito intestinal. ...
  • Cansaço, fraqueza e anemia. ...
  • Dor ou desconforto abdominal.

A doença pode ser identificada através do surgimento de pólipos intestinais, ou seja, lesões benignas formadas na parede do intestino que, quando não são retiradas, podem se transformar em câncer. Por isso, é muito importante estar atento(a) aos sinais que o corpo apresenta.

Pólipo é uma lesão na parede interna do intestino que pode virar câncer em um processo que leva de cinco a 15 anos.

Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno. Quanto mais precoce o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento e mais chances o paciente tem de sobreviver.

seja isso é real. coração é formado por nervos e veias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os três tipos de câncer que mais mataram pessoas no mundo em 2020 foram câncer de pulmão, colorretal e fígado.

A quimioterapia adjuvante é frequentemente administrada para o câncer colorretal, embora não se sabe ainda sua eficácia no tratamento do câncer de intestino delgado. Os medicamentos frequentemente utilizados no tratamento do câncer de intestino delgado incluem: Capecitabina.