Quais as causas do aumento da expectativa de vida da população?

Perguntado por: uviana2 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, bem como aumento do consumo, foram alguns dos fatores que elevaram a expectativa de vida no Brasil. A esperança de vida dos brasileiros aumentou, isso segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Saneamento básico, avanços das técnicas e tecnologias da medicina e o maior acesso à saúde e à informação são alguns fatores que contribuem para elevar a qualidade de vida.

O aumento da expectativa de vida da população mundial e a diminuição das taxas de fecundidade e mortalidade trazem como consequência seu envelhecimento.

Na maior parte do mundo que ainda passa pela primeira transição demográfica, a redução da mortalidade infantil foi o fator preponderante para elevar a expectativa de vida. Nos países desenvolvidos, onde o patamar de mortalidade infantil é baixo, o fator de maior impacto foi o aumento da sobrevivência dos idosos.

Saiba como aumentar a expectativa de vida em 5 passos

  1. Abandone os maus hábitos. Largar os maus costumes é o primeiro passo para recuperar a sua saúde e a de sua família, pois nós somos exemplos para os nossos filhos. ...
  2. Tenha uma alimentação saudável. ...
  3. Pratique exercícios físicos. ...
  4. Faça exames. ...
  5. Visite o seu médico.

A expectativa de vida é uma medida estatística que indica quanto tempo uma pessoa, em média, pode esperar viver. Ela é geralmente calculada com base em dados demográficos, como taxas de mortalidade e nascimento, e pode ser determinada para uma população específica ou para um indivíduo.

1 – Japão. O país é mundialmente conhecido por seus bons hábitos de limpeza nas escolas, nas ruas, no trabalho e no cotidiano.

73,4 anos

O caso dela continua sendo uma exceção, dado que a expectativa média de vida no mundo é de 73,4 anos.

Diversos são os fatores que podem levar ao crescimento da população, como melhorias no sistema de saúde que aumentam a expectativa de vida ao nascer, aumento da fertilidade, redução da mortalidade infantil, urbanização e desenvolvimento econômico — estes ligados aos salários e acesso a melhores condições de vida.

O crescimento da população mundial no último século foi balizado pelas melhorias nas condições de saúde, de emprego e de renda da população. O século XX marcou avanços importantes em diversas áreas da sociedade, como a melhoria do acesso às políticas públicas em saúde e saneamento básico.

A sua causa está atrelada à diminuição da natalidade e à elevação da expectativa de vida. O maior porcentual de idosos em uma população resulta em consequências sociais e econômicas, que devem ser amenizadas pelos países por meio de políticas públicas.

Dado foi publicado no Diário Oficial da União
A expectativa de vida ao nascer do brasileiro em 2021 era de 77 anos, de acordo com informações da Tábua de Mortalidade, apuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira.

Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto. Para melhor compreender esses dois importantes termos, é importante revisarmos alguns conceitos básicos de demografia, como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e o saldo migratório.

Quando o assunto é expectativa de vida, há assimetrias gritantes entre essas nações. Segundo as estatísticas da ONU e do Banco Mundial, espera-se que um japonês viva em média 84,6 anos e um italiano chegue aos 82,3. Já um brasileiro alcança ao redor de 74 e um indiano os 70,1.

A transição demográfica, conforme o agrupamento das características que permeiam o crescimento natural de uma população, é dividida em quatro fases. As quatro fases são: pré-transição demográfica, aceleração demográfica, desaceleração demográfica e estabilização demográfica.

Entre os principais impactos do envelhecimento da população sobre o território estão o desequilíbrio do sistema demo-territorial e a conservação do meio ambiente. Uma das características mais significativa da dinâmica do envelhecimento populacional é o aumento da população inativa.