Quais as causas do atraso de linguagem?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

As causas de atraso da fala são variadas, desde dificuldade sensorial (uma falha na audição), passando por alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual e Autismo, distúrbios específicos de linguagem ou apraxia da fala, na qual a criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao ...

O atraso de linguagem caracteriza-se pela ausência ou retardo no surgimento da linguagem oral, na idade em que isso normalmente ocorre. As causas mais freqüentes do atraso de linguagem são: estimulação ambiental deficiente. bilingüismo.

Quais são as causas por trás do atraso na fala?

  • falhas na audição;
  • distúrbios específicos de linguagem;
  • alterações neurológicas;
  • deficiência intelectual;
  • autismo;
  • apraxia da fala;
  • falta de estimulação verbal;
  • uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

Uma criança com atraso na fala pode usar palavras e frases para expressar ideias, mas será difícil entender claramente o que ela está dizendo. Já o atraso de linguagem está relacionado à capacidade da criança de dar e obter informações de maneira significativa.

O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem podem ser os primeiros sinais que leva ao diagnóstico de doença graves, com repercussões em outras esferas do desenvolvimento que naquele momento ainda não são perceptíveis, e por isto não deve ser negligenciado.

Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala.

A ausência da linguagem oral aos 3 anos de idade também pode ocorrer no contexto de outras condições do neurodesenvolvimento, como parte do atraso global do desenvolvimento (RGD) ou patologias mais complexas, como o transtorno do espectro autista (TEA).

Saber conversar com uma criança, apresentar o mundo a ela, nomear os objetos, os brinquedos, cantar, ler histórias, brincar no parque, brincar de faz-de-conta, são formas de estimulação.

Os sinais e sintomas de TEA variam, mas geralmente incluem atraso nas habilidades de fala, linguagem e dificuldades de comunicação e interação com outras pessoas. Cada criança com autismo é única, portanto, os sintomas e a maneira como as pessoas os vivenciam variam muito.

A dislexia, a disgrafia e disortografia são alguns dos distúrbios de linguagem mais freqüentes.

Alguns transtornos da fala são: Dislalia: acréscimo, omissão ou distorção na pronúncia dos sons. Linguagem tatibite: a pessoa mantém de forma voluntária a linguagem infantil. Dificuldade de pronúncia da letra R: a maioria das crianças apresenta esse problema.

Considerado 'grau mais leve', o chamado Autismo de suporte nível 1 tem algumas características específicas como: contato visual não consistente; dificuldades na flexibilização de regras, preferindo a manutenção de padrões; problemas na interação com as pessoas, entender piadas, ironias ou sarcasmo; e podem ter ...

Um fator importante para o desenvolvimento da linguagem é o ambiente em que a criança se encontra. A fala precisa ser exercitada e o ambiente familiar é primordial para isso. “Famílias pouco comunicativas e que interagem pouco com as crianças podem contribuir para o atraso na linguagem”, afirma o especialista.

Outras condições que podem ser confundidas com autismo. Atrasos na fala, problemas auditivos ou outros atrasos no desenvolvimento, como dificuldades de linguagem, fala ou audição podem ser confundidos com autismo.

Disartria: transtorno motor de fala caracterizado pela lentidão, fraqueza, imprecisão e incoordenação dos movimentos dos músculos da fala devido a alguma etiologia neurológica ; Atraso Motor de Fala consiste em um atraso no desenvolvimento da precisão e estabilidade neuromotora relacionada à fala.

Sintomas de atraso de linguagem

  • não balbuciar por volta dos 15 meses;
  • não falar aos 2 anos;
  • não falar frases curtas aos 3 anos;
  • dificuldade para seguir instruções;
  • pronúncia ou articulação pobre;
  • dificuldade para juntar palavras em uma frase;
  • omitir palavras de uma frase.

Quando procurar ajuda. Se seu filho tem 18 meses e ainda não fala ou se passou dos 2 anos e emite poucas palavras, atenção: alguma coisa pode estar errada. Converse com seu pediatra para procurar ajuda especializada. É comum escutarmos que cada criança se desenvolve no seu tempo e que depois ela recupera o atraso.