Quais as cartas mais fortes do truco?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 16 de maio de 2023
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4 de paus

O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

  • Informações essenciais sobre o truco paulista. Antes de mais nada, retire todos os 8, 9, 10 e curingas do baralho. ...
  • Valores de cartas no truco paulista. A sequência, da mais fraca para a mais forte, é assim: 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3. ...
  • Como jogar o truco paulista. ...
  • E se você for pedir truco

Utiliza-se um baralho, sendo que as cartas 8, 9 e 10 e curingas são excluídas. O jogo acontece com duas duplas ou dois trios.

Manilhas no truco, as cartas mais fortes do jogo

OrdemCarta
14 de paus, Zap
27 de copas
3A de espadas, Espadilha
47 de ouros

Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum.

Os 4 Naipes
Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

  1. 1- Não jogue sozinho. Lembre-se de que é necessário ter um parceiro, afinal, é um jogo de parcerias, certo? ...
  2. 2- Conheça os naipes. ...
  3. 3- Não aceite todos os trucos. ...
  4. 4- Aprenda os sinais. ...
  5. 5- Blefe e manipule seus adversários.
  6. Blefar é a arte de somar mais pontos para a sua conta e ser o grande vencedor. ...
  7. 6- Treine muito.

No baralho sujo (ou cheio) são 40 cartas, retirando-se apenas os 8, 9, 10 e curingas. No limpo (ou meio baralho) são 24 cartas, retirando-se os 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e curingas. A ordem acima serve de base para comparação entre as cartas de uma rodada, mas é preciso levar em consideração a manilha da mão.

Lembrando que Manilha é a carta mais forte da partida, depois do 3, e dos naipes, sendo a carta inicial na qual o primeiro jogador vira para cima antes do jogo começar, chamada de “Vira”.

Aquela que é sempre enganada.

ZAP, GATO OU ZORRO – É a maior carta do jogo e seu nipe sempre será paus (também chamado de 7 de paus).

Seis - É um pedido de “aumento da aposta” que pode ser feito quando um jogador é desafiado com o pedido de Truco. Neste caso, a partida que inicialmente valia um ponto e foi trucada, passando a valer 3, passará a valer 6, caso o adversário aceite. Se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 3 pontos.

  • Por a mão no queixo significa Reis (K)
  • Por a mão na orelha significa Dama (Q)
  • Quando fazer dois dedos é porque tem o Dois.
  • A carta Ás na mão ou recolhida do montinho é sinalizada com o dedo mindinho.
  • Traçar um J da base da orelha ao queixo significa Valete (J)