Quais as características necessárias para ser um bom garçom?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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Saiba aqui 8 dicas de como ser um bom garçom

  1. Preze pela boa comunicação. ...
  2. Conheça todos os itens do cardápio. ...
  3. Atenda com simpatia. ...
  4. Tenha uma postura de vendedor. ...
  5. Esteja atento. ...
  6. Tenha cuidado com a sua imagem. ...
  7. Fidelize o cliente. ...
  8. Demonstre boa vontade.

Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome. Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente, se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar.

Desta forma, diversos pratos são levados até a mesa e servidos ao mesmo tempo. Os garçons devem estar posicionados ao lado esquerdo do cliente, para que possa servir-se livremente. Depois, os pratos são retirados pelo lado direito à medida que cada um termina sua refeição.

R$1.545

Qual é o salário de Garçom? O salário médio nacional de Garçom é de R$1.545 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Garçom na sua região. As estimativas de salários têm como base os 2.132 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Garçom.

Uma das regras de etiqueta à mesa, em qualquer ocasião, é deixar o anfitrião se servir por primeiro. Somente se o mesmo fizer este pedido, você pode se servir antes do que ele.

5 ótimas ideias para chamar a atenção de clientes

  1. Realize eventos. Realizar eventos em uma loja pode trazer muitos diferenciais para a empresa. ...
  2. Faça promoções. ...
  3. Esteja presente nas redes sociais. ...
  4. Traga personalidade para a sua loja. ...
  5. Melhore o layout do PDV.

Como não atender um cliente

  1. Não ouvir o cliente. ...
  2. Não sorrir e não mostrar simpatia. ...
  3. Falar alto com quem reclama. ...
  4. Não olhar no rosto do cliente. ...
  5. Virar as costas e deixar o cliente falando sozinho. ...
  6. Mostrar desagrado com a reclamação. ...
  7. Levar para o lado pessoal. ...
  8. Mostrar mau humor.

Adapte-se à cada nova abordagem do cliente
Nesse sentido, saiba conhecer os produtos e serviços oferecidos, mostrando sintonia. É comum que clientes peçam a sua opinião, como ocorre na hora de passar no caixa. Seja sincero e apresente interesse em ajudar o consumidor, tratando-o bem e tendo muita paciência.

As responsabilidades de Garçom ou Garçonete incluem cumprimentar e servir os clientes, dar informações detalhadas sobre os cardápios, fazer diversas tarefas no salão e cobrar a conta. Se você for capaz de bom desempenho em ambientes de ritmo rápido, queremos conhecer você.

Envolver estrategicamente de forma amigável.
Estabelecer um contacto no ombro dos clientes, por exemplo, para lhes transmitir confiança e proximidade. Este sentimento de empatia pode traduzir-se em gorjetas melhores.

Na regra formal, segundo o livro The Art of The Table, da autora Suzanne Von Drachenfels, o indicado é que os pratos sejam servidos e retirados pela esquerda, enquanto as bebidas, pela direita.

Outros direitos trabalhistas usados em restaurantes
Assim como qualquer funcionário que trabalha sob o regime CLT, a jornada de trabalho de bares e restaurantes não deve ser superior a 8 horas diárias e nem ultrapassar 44 horas semanais.

O adicional noturno é devido para os trabalhadores que cumprem seu horário das 22 horas até as 5 da manhã, sendo devido um valor de 20% a mais na hora diurna que ainda pode ser mais, a depender do acordo ou convenção coletiva a ser aplicado.

Os salários de Garçonete na Freelancer estão entre R$18 e R$20.

É preciso que o garçom tenha destreza na utilização da bandeja. A forma adequada de manuseá-la é com a mão e dedos abertos, formando um imã, sempre com a mão esquerda, para que possa servir o cliente com a mão direita.

O objetivo é que o profissional que trabalha no serviço de vinho evite que o cliente tenha o desprazer de provar uma bebida com problemas. Se notar algum defeito no vinho, o sommelier pegará uma outra garrafa do mesmo vinho.

Toque no braço. Os garçons mais corajosos podem se valer da descoberta de Gueguen e Jacob de que um leve toque no alto do braço do cliente também resulta em melhores gorjetas. Isso porque o ligeiro contato parece demonstrar que o profissional é uma boa pessoa e está dedicando toda a sua atenção ao cliente.