Quais as características mais marcantes da Arte Românica?

Perguntado por: obrites6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam.

As características mais significativas da arquitetura românica são: * abóbadas em substituição ao telhado das basílicas; * pilares maciços que sustentavam e das paredes espessas; * aberturas raras e estreitas usadas como janelas; * torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada; e * arcos que são formados ...

A Arte Românica foi um estilo artístico que surgiu na Alta Idade Média, na Europa do século XI. Sua temática é quase sempre católica por causa do contexto em que se desenvolveu, mas carrega influências do antigo Império Romano e pode ser encontrada em prédios públicos ou residências de nobres da época.

A arte românica é marcada pela relação com a igreja e seus dogmas. Respeitando a ordem clerical da idade média, o objetivo principal era o de imortalizar e difundir os ensinamentos cristãos para todas as camadas sociais.

Devemos lembrar que as janelas da arte românica eram muito estreitas, enquanto na arte gótica as janelas já são maiores e em maior número, permitindo assim, a entrada da luz. Nesse período prevaleceu os arcos de volta-quebrada e as ogivas. Ainda na arquitetura, a arte gótica utilizou os vitrais para a entrada da luz.

  • Biduino
  • Andrija Buvina

A arte romana foi produzida durante o período do Império Romano, nos séculos VIII a. C ao IV d. C, e tornou um exemplo de desenvolvimento artístico para o ocidente. Ela abrange um amplo conjunto de obras artísticas na arquitetura, pintura, escultura, música e literatura.

Geralmente possuía um piso ou dois e tinha um telhado ligeiramente inclinado para o interior, coberto com telhas de cerâmica; não possuía aberturas para o exterior, somente a porta principal e, algumas vezes, uma outra no fundo da casa.

A arte pré-românica não designa um estilo em particular, mas antes um período da arte ocidental que se inicia formalmente com a dinastia merovíngia, mas que pode retroceder já ao momento da queda do Império Romano do ocidente com as migrações dos povos germânicos para a Europa.

Arte Românica é o nome dado ao movimento artístico predominante na Europa durante o período que compreende os anos 1000 d.C. (século XI) e meados do século XII (ou seja, cerca de 100 anos depois). Ela tem esse nome devido à sua forte influência dos romanos e da arquitetura e arte daquele período.

Os templos eram espaços grandes, luxuosos e bem iluminados, em homenagem aos deuses. O mais conhecido é o Panteão, localizado em Roma. Ele possui oito pilares e arcos.

Principais construções romanas

  • Termas.
  • Teatros e anfiteatros.
  • Estradas.
  • Aquedutos.
  • Templos.
  • Arcos do triunfo.
  • Casas.

A primeiríssima música romana foi, sobretudo, popular e religiosa: tratavam-se geralmente de composições fúnebres, cantos religiosos, canções conviviais e pequenas estrofes satíricas.

Pintura de Roma Antiga
Essa expressão da arte foi classificada em quatro estilos: incrustação, arquitetônico, enfeitado e intricado.

A abóbada das igrejas românicas era de dois tipos: a abóbada de berço e a abóbada de arestas.