Quais as características dos elementos estáveis de exemplos de elementos estáveis?

Perguntado por: aagostinho . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Incluem-se nessa exceção os elementos que, com menos de oito elétrons na camada de valência, tornam-se estáveis. Um exemplo é o elemento Berílio (Be), ele torna-se estável com apenas quatro elétrons na última camada.

gases nobres

Os gases nobres são elementos químicos situados no grupo dezoito da Tabela Periódica e são conhecidos pela sua estabilidade. Esses elementos químicos são estáveis porque sua configuração eletrônica faz com que todas as suas camadas sejam completas fazendo com que ele não precise doar ou receber elétrons.

Carbono, nitrogênio, oxigênio, enxofre e hidrogênio são os principais elementos químicos que possuem isótopos estáveis com aplicações em estudos científicos, visto que eles são encontrados em uma grande diversidade de compostos.

A teoria do octeto diz que, para um átomo ficar estável, ele deve possuir oito elétrons na camada mais externa ou dois elétrons, se a camada é a K.

Os átomos estáveis são aqueles que não trocam elétrons e que de encontram isolados nas condições ambientes, ou seja, não podem estar unidos a qualquer outro átomo.

A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons).

Para ficarem estáveis, os átomos precisam completar a camada K, que deve ter dois elétrons. Então, eles compartilham seu único elétron, numa ligação covalente. Desse modo, cada átomo H fica com a configuração eletrônica 1s2, igual à de um gás nobre, o hélio (He).

Gases Nobres: representam os elementos da família 18 (0 ou VIII A), que são, respectivamente: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio. Esses elementos são gasosos na temperatura ambiente e, normalmente, são encontrados na natureza em sua forma isolada, pois assim são mais estáveis.

Os elementos químicos do grupo dos gases nobres da Tabela Periódica são aqueles que estão localizados na família 18 ou, conforme notação mais antiga, família 8 A.

Os átomos dificilmente ficam sozinhos na natureza. Eles tendem a se unir uns aos outros, formando assim tudo o que existe hoje. Alguns átomos são estáveis, ou seja, pouco reativos. Já outros não podem ficar isolados, precisam se ligar a outros elementos.

A tabela periódica organiza os elementos químicos em ordem crescente de número atômico. Todos os 118 elementos químicos estão distribuídos ao longo de 18 grupos e sete períodos. Os grupos são as colunas da tabela periódica e reúnem elementos com propriedades similares e igual número de elétrons de valência.

A principal característica dos gases nobres é a sua estabilidade eletrônica. Assim, esses elementos não realizam ligações espontâneas nas condições ambientes com outros átomos, uma vez que já apresentam uma configuração que obedece à regra – ou teoria – do octeto.

Não apresentam aspecto brilhoso; Não são maleáveis e dúcteis; Não são bons condutores de eletricidade e calor, por isso são usados como isolantes; Apresentam baixos pontos de ebulição e fusão, sendo normalmente encontrados na natureza no estado gasoso e líquido.

O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade. De uma forma geral, o núcleo é instável se seu número de prótons é igual ou superior a 84.

oganessônio

Um dos elementos mais instáveis tem o número atômico 118, elemento não natural que recentemente recebeu o nome de oganessônio (Og). Esse é, ao que tudo indica, um dos elementos mais instáveis e que, portanto, teria um menor tempo de meia-vida.

Um elemento estável deve apresentar 2 ou 8 elétrons na camada de valência.