Quais as características do discurso direto Cite um exemplo?
Vamos começar conceituando cada um deles e dando exemplos, para que você compreenda exatamente qual é qual. O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: Antônio disse: — Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda!
O que é discurso exemplo?
Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.
Quais são as características do discurso direto e indireto?
O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.
O que é discurso direto 2 exemplos?
O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: Antônio disse: — Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda!
Quais os tipos de discurso direto?
Mudança das pessoas do discurso
Discurso direto | Mudança |
---|---|
1.ª pessoa | passa para |
pronomes eu, nós | passam para |
pronomes me, mim, comigo, nos, conosco | passam para |
pronomes meu, meus, minha, minhas, nosso, nossos, nossa, nossas | passam para |
O que é objeto direto e indireto exemplo?
Emprestei o quê? Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).
O que é discurso indireto 20 Exemplos?
Exemplos de Discurso Indireto
Os formados repetiam que iriam cumprir seus deveres e respeitar seus semelhantes com firmeza e honestidade. O réu afirmou que era inocente. Querendo ouvir sua voz, resolveu telefonar. Cumprimentou e perguntou quem estava falando.
Qual a diferença entre o discurso direto e indireto?
Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa.
Como fazer um discurso exemplo?
Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação impactante:
- Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
- Cite estatísticas notáveis.
- Faça uma pergunta retórica.
- Seja ousado e fale uma frase impactante.
- Conte uma história.
- Não tenha medo de utilizar o humor.
- Cite outra pessoa.
É um discurso indireto?
O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.
Quais são as características do discurso indireto?
O discurso indireto ocorre quando o narrador da história diz ou escreve o que outro personagem disse. Portanto, o narrador utiliza suas próprias palavras para transmitir a ou as falas de um ou demais personagens. Esse tipo de discurso será sempre feito na 3ª pessoa.
Como explicar discurso direto?
É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.
O que é discurso direto Brasil escola?
Discurso direto: o narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.
Como fica a frase no discurso indireto?
Quanto ao foco narrativo
Se queremos passar do Discurso Direto para o Indireto, teremos: A primeira pessoa passa para a terceira; Os pronomes “eu, me, mim, comigo” passam para “ele, ela, se, si, consigo”; Os pronomes “meu, minhas, nosso” passam para “seu, suas, deles”.
O que é um verbo Dicendi?
Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos, no discurso direto, para se referir ao modo como nosso interlocutor se expressa por meio de palavras ou pensamentos.
Como usar o travessão exemplos?
O travessão, assim como as aspas, é utilizado para marcar a fala de personagens em textos narrativos. Veja o exemplo abaixo: Pedro chegou ao trabalho e perguntou ao colega: - João, você fez o relatório trimestral?
Quais são as partes de um discurso?
De acordo com Reboul (2004), as partes do discurso são: exórdio; narração; confirmação; e peroração.