Quais as características do circo moderno?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Por fim, o circo moderno caracteriza-se por apresentar várias atrações circenses, como números equestres, adestramento de animais, saltos acrobáticos, pantomimas e danças, e também por ser, de uma forma organizada, uma possibilidade de entretenimento e lazer.

O circo contemporâneo também possui alguns elementos característicos como cenas do espetáculo interligadas e a ausência de animais, diferente das concepções do circo tradicional em que há pausas entre as cenas exibidas e o narrador quem as conecta.

O primeiro circo na forma como conhecemos hoje foi o Astley´s Amphitheatre inaugurado em Londres por volta de 1770, por Philip Astley, um oficial inglês da Cavalaria Britânica. O circo de Astley tinha um picadeiro com uma espécie de arquibancada, era fixo e ocupava um grande anfiteatro.

Cirque du Soleil

Cirque du Soleil (em português, Circo do Sol) é uma companhia multinacional de entretenimento, sediada na cidade de Montreal, Canadá. Foi fundada em junho de 1984 na cidade de Baie-Saint-Paul pelos artistas de rua Guy Laliberté e Gilles Ste-Croix, sendo atualmente a maior companhia circense do mundo.

O circo, como conhecemos hoje, com picadeiro, lona e palhaços, surgiu aproximadamente em 1770 com o inglês Philip Astley, um oficial da Cavalaria Britânica. Ele organizou, com normas militares, um espetáculo equestre, até então um esporte nobre, numa época em que os direitos da nobreza eram muito rígidos.

1) Circo de Variedade – O circo tradicional apresentando habilidades físicas, animais exóticos e acrobacias. 2) Circo de Pantomimas – Quando não se tem mais animais e a pantomima passa a ocupar a arena. 3) Circo Teatro – O picadeiro torna-se ainda menor e surgirá um palco para a apresentação de espetáculos teatrais.

O circo moderno formou-se no final do século XVIII, a partir da iniciativa do militar Philip Astley (1742-1814). Em 1768, ele inaugurou, em Londres, na Westminster Bridge Road, 687, Lambeth, a Astley's Riding School, destinada a repassar os ensinamentos que ele desenvolvera na Cavalaria Britânica.

O Circo sempre teve como objetivo levar entretenimento às pessoas. Desde a Antiguidade, muitas civilizações já praticavam algum tipo de arte circense.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CIRCO TRADICIONAL OU CONTEMPORANEO
O circo contemporâneo é aquele em que o ensinamento circense provém de ensinos em escolas e cursos. Resulta de alterações de valores na sociedade. Em que as novas gerações de artistas circenses também passam a trabalhar em áreas mais administrativas.

Este espaço onde se realizavam as corridas era geralmente rodeado por uma arquibancada ascendente ao longo das duas seções retas e na seção semicircular. Este espaço era por vezes interrompido por aberturas que davam acesso ao público vindo da rua ou para a criação de plataformas especiais para dignitários ou oficiais.

Acrobacia, aéreos, palhaçaria, malabarismo, ilusionismo, equilibrismo e contorcionismo são artes circenses que forjam o espetáculo.

Philip Astley

Philip Astley (8 de janeiro de 1742, Newcastle-under-Lyme - 27 de janeiro de 1814 (72 anos), Paris) é considerado o "pai do circo moderno".

Philip Astley

O primeiro a sistematizar a ideia do circo como um show de variedades assistido por um público pagante foi o inglês Philip Astley. Em 1768, ele criou um espaço onde, acompanhado por um tocador de tambor, apresentava um número de acrobacia com cavalos.

Alguns historiadores alegam que o circo chegou ao Brasil antes de 1800 e para outros foi entre 1820-1830, mas foi somente em 1834 que temos o registro da chegada de um circo formalmente organizado, o de Giuseppe Chiarini.

Cirque du Soleil: companhia de circo mais famosa do mundo traz o espetáculo Bazzar para o Rio de Janeiro.

O Cirque du Soleil, a mais famosa e luxuosa companhia circense do mundo, volta amanhã (5) ao Brasil, depois de quatro anos, com a turnê do espetáculo “Amaluna”.

Circo Maximus

O Circo Maximus é o maior circo itinerante do Brasil, e ele chega a Cascavel com o apoio da RPC. Além dos números tradicionais com palhaços, malabaristas e equilibristas, o Circo que possui mais de 20 anos de estrada, conta globo da morte com cinco motoqueiros e apresentação de freestyle motocross.

Alguns se aventuraram em novos negócios, como a venda de alimentos e o transporte de passageiros. Outras apostaram em levar o picadeiro para a internet, como Jonathan. Fechado desde março do ano passado, o Circo Teatro Saltimbanco chegou a retomar apresentações com público reduzido no início do ano.